PESQUISA

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

"Projeto visa educar crianças sobre a importância da sustentabilidade"

Fonte: FolhaWeb
26 de agosto de 2016

Autor da lei que prevê a criação de hortas nas escolas públicas municipais de Boa Vista, o vereador Gabriel Mota pede apoio da Prefeitura para dar suporte ao projeto. Segundo ele, a ideia é melhorar a qualidade da merenda escolar e estimular os estudantes a aprenderem o sentido de sustentabilidade, além de utilizar o plantio como forma de promover o ensino.
A lei nº 249/2015, de autoria do vereador, prevê a implantação de hortas em todas as escolas municipais da Capital, incluindo as Casas Mãe e as creches no projeto. “A gestão municipal precisa dar suporte ao projeto, pois pode viabilizar matéria-prima como sementes e esterco, além de técnicos especializados para acompanhar as atividades”, afirmou.
A adesão da gestão municipal vai trazer melhorias às instituições de ensino. “Durante as visitas a algumas escolas da Capital, principalmente aquelas na zona Rural, percebemos que várias delas já possuem hortas, que são feitas pelos estudantes com a ajuda dos pais e professores. É algo que envolve a família e aumenta a participação das crianças”, destacou Mota.
Para ele, o projeto é muito importante do ponto de vista pedagógico, pois, além de impelir bons valores da agricultura, estimula o consumo saudável e a sustentabilidade do planeta. “Durante as nossas visitas, vimos que os alunos gostam de cuidar da horta. É possível perceber a animação deles. Por isso, é uma atividade promissora que vai impulsionar a educação dessas crianças”, disse.
Outro objetivo do projeto é melhorar a qualidade da merenda escolar. “Sabemos que nas escolas às vezes faltam alimentos, como cebolinha e cheiro verde, por exemplo. Com a horta, esse problema poderá ser resolvido ou minimizado. Além disso, percebemos que para algumas crianças a refeição na escola é a melhor que elas têm no dia, pois muitas delas são de famílias humildes. Então, eles precisam de alimentos saudáveis”, comentou o vereador.
A criação de hortas nas escolas também ensina bons valores às crianças. “A partir desse projeto, o estudante aprende a selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar e colher, o que acaba estimulando a ter responsabilidade e aprender a valorizar o sentido da sustentabilidade”, frisou Mota.
Segundo o vereador, de acordo com uma pesquisa desenvolvida por especialistas, as crianças que têm contato com hortas nas escolas alcançam um melhor desempenho acadêmico, físico e social, se comparadas aos alunos que não têm acesso a esses ambientes. Conforme o estudo, além disso, as crianças apresentam maior facilidade durante a alfabetização e tornam-se mais preparadas para os desafios da vida adulta. (B.B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário