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terça-feira, 30 de abril de 2013

Salto qualitativo na educação :: Mara Sampaio

Brasil Econômico
30/04/2013
Psicóloga e especialista em
cultura empreendedora
No início de abril foi realizado em São Paulo o evento sobre educação e empreendedorismo da Fundação Lemann: o Transformar 2013. Neste encontro se reuniram centenas de profissionais para refletir e conhecer práticas inovadoras, com o objetivo de inspirar inovações na educação brasileira. Estiveram presentes diversos especialistas da educação empreendedora mundial. Entre eles: Anant Agarwal, presidente do edX, uma plataforma on-line criada em parceria pelas universidades de Harvard e MIT (EUA) com o intuito de oferecer cursos livres e gratuitos a milhares de alunos de todo o mundo—e Seth Schoenfeld, do iZone - que estimula a adesão à modelos educativos inovadores desenhados a partir das necessidades das escolas. Este é um programa do departamento de Educação de Nova York e nasceu da percepção de que as escolas públicas nova-iorquinas não estavam preparando bem os alunos para a vida. Durante o Transformar 2013 houve um concurso cultural entre empreendedores que tivessem um negócio voltado para a educação. Entre os 70 inscritos, oito empreendedores foram selecionados e apresentaram soluções inovadoras para melhorar a educação.
Entre os selecionados esteve Eduardo de Lima e Silva, um dos criadores do Portal Aulalivre. net,uma empresa social gaúcha de videoaulas com seis meses de atuação. A plataforma oferece curso de revisão para vestibular e Enem totalmente grátis. São mais de 100 videoaulas distribuídas entre as principais disciplinas que já beneficiou mais de 40 mil estudantes no Brasil. As outras empresas todas do setor de tecnologia foram: Fábrica de Aplicativos; Konkero; Memória de Elefante; POD; Singol Games Educacionais - Kiduca; To Doo Eco; Zeppelin Game Studio Melhorar a educação brasileira é um desafio complexo, além da diversidade de problemas (modelo de aprendizagem, preparo dos professores) devem-se considerar as diferenças regionais.
Fazem-se necessárias soluções criativas em todos os níveis do sistema educacional. Existem experiências bem-sucedidasem vários países desenvolvidos como Finlândia e EUA, como tambémem países em estágio de desenvolvimento semelhante como Chile, Peru e Coréia, que podem ser referências para novas práticas. Há também inúmeras iniciativas exemplares criadas por brasileiros espalhadas pelo país que precisam ser valorizadas e incluídas no rol de soluções para que a educação no país cumpra seu propósito. Não existe só uma solução. Estimular o empreendedorismo na educação está entre estas alternativas. A inovação na educação é incluir novas e diferentes práticas vindas de fora ou criadas aqui mesmo que transformem a realidade promovendo um salto qualitativo e acelerado de desenvolvimento socioeconômico. Educar o educador é outro desafio a ser enfrentado para que estas inovações ocorram.
 É necessário abrir espaço a novas abordagens de empreendedorismo educacional e inovações educacionais que visam melhoria do acesso e da qualidade no sistema educacional. Esta abordagem vem sendo construída com iniciativas como a da Fundação Lemann que promove ações e a participação de pessoas que não esperam soluções vindas do céu e estão arregaçando a manga para construir a educação do futuro, agora. Eduardo Silva, do PortalAulalivre.net, disse durante o evento que cultura brasileira sempre teve a visão de que a educação é apenas papel do Estado. Hoje vemos uma sociedade civil se mexendo para correr atrás de superar as lacunas deixadas pelo Estado.

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