PESQUISA

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PROFESSORES FAZEM PARALISAÇÃO POR REAJUSTE NO RS


Objetivo é pressionar o governo estadual a pagar o piso nacional da categoria
Fonte: Agência Estado

Professores do Rio Grande do Sul paralisaram nesta sexta-feira (19) parte das escolas públicas para pressionar o governo estadual a pagar o piso nacional da categoria, de R$ 1.187 por mês. 
A Secretaria da Educação reconheceu que 20% das 2,5 mil escolas suspenderam as atividades. Nas demais, a adesão variou entre nenhuma e parcial.

A mobilização do magistério gaúcho acompanha protestos semelhantes feitos na última terça-feira (16) por professores de outros 19 Estados. 
De acordo com sua presidente, Rejane de Oliveira, o Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul optou pela paralisação hoje para fazê-la coincidir com a posse da nova diretoria da entidade e com o lançamento do Movimento em Defesa da Educação Pública, que vai reivindicar melhorias nas escolas e contratação de pessoal, além do reajuste salarial.
- Esta manifestação mostra a disposição dos professores para lutar pelo cumprimento da Lei do Piso. Em setembro, faremos caravanas pelo interior para discutir uma greve com categoria.

O governo de Tarso Genro (PT) diz que vai aumentar o salário dos professores gradativamente, até chegar ao piso no final da gestão, em 2014. O Estado tem cerca de 50 mil professores ativos. A faixa salarial mais baixa, para jornada semanal de 20 horas, é próxima de R$ 400.




Nenhum comentário:

Postar um comentário