PESQUISA

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PROFESSORES MUNICIPAIS ENTRAM EM GREVE

27 de abril de 2011


Secretário Vaumik Ribeiro, da Administração, vai receber hoje o Sindiute para negociação; reunião terá representantes da Educação
Fonte: O Povo (CE)

Professores da rede municipal de ensino de Fortaleza decretaram greve por tempo indeterminado em assembleia realizada na manhã de ontem no Ginásio Marista. A paralisação começa hoje, no mesmo dia que o calendário da Secretaria Municipal da Educação (SME) marca o início do ano letivo de 2011 garantindo férias no mês de julho e cumprimento dos 200 dias letivos até março de 2012.

Desde 11 de fevereiro passado, os professores declararam estado de greve, insatisfeitos com as negociações mantidas com a administração municipal. Segundo Gardênia Baima, da direção colegiada do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute), a principal reivindicação é o pagamento do piso salarial que foi mantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente fixado em R$ 1.597,87.

A Prefeitura de Fortaleza, segundo Gardênia, paga R$ 1.003,00. Hoje, a partir das 9 horas, os professores realizam manifestação em frente à Secretaria Municipal da Educação(SME). Conforme Gardênia, para o local já está agendada uma audiência com representantes da SME e da Secretaria de Administração do Município (SAM).

Além do pagamento do piso, a pauta conta ainda com reivindicações por eleições diretas para diretores das Escolas municipais, correção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), prestação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da EducaçãoBásica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O secretário Vaumik Ribeiro, da Administração Municipal, confirmou que receberá representantes dos professores para a negociação, às 11 horas de hoje, em torno do piso. Ele disse estranhar o decreto da greve com negociações em andamento. Ele lembrou que este ano a classe já recebeu aumento de 6,47% na data base, no mês de janeiro.

ENTENDA A NOTÍCIA
Entre 2005 e 2009 já somam 159 os dias de paralisações dos professores da rede municipal de Fortaleza. Foram 16 em 2005, 42 em 2006, 68 em 2007 e 33 em 2009. Em 2008 e 2010 não ocorreram greves.

Rosa Sá
rosa@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário