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quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Práticas pedagógicas eleva índices e destaca escola nacionalmente
07/10/2010
 

Equipe integrada com o projeto pedagógico, formação continuada, avaliação periódica e coletiva dos estudantes e professores, parceria com a comunidade, e pais mais integrados com as atividades desenvolvidas. Estas são práticas adotadas pela Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa, em Rondonópolis, responsáveis pelo alcance de 6,7 e 5,3 (séries iniciais e finais, respectivamente) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009. Desempenho de nível internacional, que a inseriu na disputa ao Prêmio Nacional de Gestão Escolar, com outras seis escolas do país. 


Fundada em 1988, a Odorico Leocádio reúne atualmente mais de 850 estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), possui no quadro 39 professores, 98% pós- graduados, sendo um mestre e outros sete cursando mestrado. Na equipe técnica e apoio, 100% tem ensino médio e vários cursam o ensino superior. 

As parcerias com o poder público – Conselho Tutelar, Polícia Militar, entre outras – garantem a escola ajuda no controle da violência externa e interna, além de orientações sobre segurança, drogas, DST/Aids e higiene. A participação dos pais é outro ponto forte da escola. O regimento interno é entregue no ato da matrícula, após a entrevista realizada pela coordenação para iniciar ficha escolar dos estudantes. 

Para a gestão são pontos fundamentais, o uso do uniforme (doado, nos casos da família não ter condições) e a frequência regular do aluno. “Quando há atraso ou falta, é feito um registro na ficha do aluno e os responsáveis devem justificar o motivo”,esclarece a coordenadora Maria Aparecida da Silva Reis. Ações como essas rendem a escola índice zero de evasão escolar. 

O rigor nos procedimentos é sustentado por projetos pedagógicos atrativos para os estudantes. Destacam-se a fanfarra, a sala de música, a biblioteca regida por uma bibliotecária e uma pedagoga, as aulas de Karatê e informática e ainda, um projeto na área de Matemática, com objetivo de promover e despertar no estudante o prazer pela disciplina. Outro diferencial é o de que as aulas são planejadas, possibilitando o uso de equipamentos como computadores, instrumentos musicais. Ou ainda, visitas a biblioteca, peças de teatro, exibição de filme, e o quanto a criatividade do professor colocar em prática. 

MUSICALIZAÇÃO 

A música é um instrumento da proposta curricular. Três vezes por semana, o professor da fanfarra e instrutor de música, Marcos Vinícius Ferreira da Silva, mescla aulas na banda com práticas de instrumentos como violino, violão, metalofone e flauta. Para Silva, a música é uma ferramenta significativa no aprendizado. “A música promove benefícios futuros, no conhecimento, melhora no desempenho, disciplina, memorização, cultura e sensibilidade”. 

Segundo ele, desde o início das atividades musicais, houve comprovada redução nos casos de bulling. Resultando em menor ociosidade, menos brigas e maior comunhão entre os estudantes. Todos os projetos da escola, assim como excelentes resultados obtidos, foram registrados pelas câmeras da TV Escola/MEC e servirão de base para a decisão do comitê de premiação que divulgará a escola classificada nacionalmente no mês de novembro.

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