07/10/2010
Equipe integrada com
o projeto pedagógico, formação continuada, avaliação periódica e coletiva dos
estudantes e professores, parceria com a comunidade, e pais mais integrados com
as atividades desenvolvidas. Estas são práticas adotadas pela Escola Estadual
Odorico Leocádio da Rosa, em Rondonópolis, responsáveis pelo alcance de 6,7 e
5,3 (séries iniciais e finais, respectivamente) no Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) em 2009. Desempenho de nível internacional, que a inseriu
na disputa ao Prêmio Nacional de Gestão Escolar, com outras seis escolas do
país.
Fundada em 1988, a Odorico Leocádio reúne atualmente mais de 850 estudantes do
Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), possui no quadro 39 professores, 98% pós-
graduados, sendo um mestre e outros sete cursando mestrado. Na equipe técnica e
apoio, 100% tem ensino médio e vários cursam o ensino superior.
As parcerias com o poder público – Conselho Tutelar, Polícia Militar, entre
outras – garantem a escola ajuda no controle da violência externa e interna,
além de orientações sobre segurança, drogas, DST/Aids e higiene. A participação
dos pais é outro ponto forte da escola. O regimento interno é entregue no ato
da matrícula, após a entrevista realizada pela coordenação para iniciar ficha
escolar dos estudantes.
Para a gestão são pontos fundamentais, o uso do uniforme (doado, nos casos da
família não ter condições) e a frequência regular do aluno. “Quando há atraso
ou falta, é feito um registro na ficha do aluno e os responsáveis devem
justificar o motivo”,esclarece a coordenadora Maria Aparecida da Silva Reis.
Ações como essas rendem a escola índice zero de evasão escolar.
O rigor nos procedimentos é sustentado por projetos pedagógicos atrativos para
os estudantes. Destacam-se a fanfarra, a sala de música, a biblioteca regida
por uma bibliotecária e uma pedagoga, as aulas de Karatê e informática e ainda,
um projeto na área de Matemática, com objetivo de promover e despertar no
estudante o prazer pela disciplina. Outro diferencial é o de que as aulas são
planejadas, possibilitando o uso de equipamentos como computadores,
instrumentos musicais. Ou ainda, visitas a biblioteca, peças de teatro,
exibição de filme, e o quanto a criatividade do professor colocar em prática.
MUSICALIZAÇÃO
A música é um instrumento da proposta curricular. Três vezes por semana, o
professor da fanfarra e instrutor de música, Marcos Vinícius Ferreira da Silva,
mescla aulas na banda com práticas de instrumentos como violino, violão,
metalofone e flauta. Para Silva, a música é uma ferramenta significativa no
aprendizado. “A música promove benefícios futuros, no conhecimento, melhora no
desempenho, disciplina, memorização, cultura e sensibilidade”.
Segundo ele, desde o início das atividades musicais, houve comprovada redução
nos casos de bulling. Resultando em menor ociosidade, menos brigas e maior
comunhão entre os estudantes. Todos os projetos da escola, assim como
excelentes resultados obtidos, foram registrados pelas câmeras da TV Escola/MEC
e servirão de base para a decisão do comitê de premiação que divulgará a escola
classificada nacionalmente no mês de novembro.
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