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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projeto leva palestras sobre o Enem para escolas públicas
Segunda-feira, 27 de setembro de 2010 - 17:03
 
Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=15908:projeto-leva-palestras-sobre-o-enem-para-escolas-publicas&catid=372:agenda&Itemid=86

Para mudar o quadro de notas baixas que grande parte das escolas públicas do Pará tem obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares, o Instituto Federal do Pará (IFPA) criou, em 2009, o Programa de Iniciação à Docência. A nova estratégia inclui investimento na formação dos professores, e aposta em maneiras inovadoras de preparar os profissionais que se formam na instituição.

Um dos objetivos do projeto é levar até os alunos do ensino médio das escolas públicas do Pará ações voltadas para a preparação deles para a prova do Enem, a partir da resolução de problemas e palestras contextualizadas.

“A necessidade de se realizar esse tipo de ação surgiu da preocupação com as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos ensinos médio e fundamental no Brasil, que passou a ser questão de muitos debates nos últimos anos”, explica o coordenador do projeto, professor Raimundo Otoni.

O programa prevê a realização de um trabalho articulado entre o instituto e as escolas públicas do estado. Hoje, há 105 alunos atuando como bolsistas do programa. Destes, 70 são do Campus Belém. Na Escola Estadual Visconde de Souza Franco, um grupo de 15 alunos do IFPA desempenha atividades de monitoria com as turmas de ensino médio desde junho deste ano.

Estudante do curso de licenciatura em física do IFPA, Campus Belém, Lucas de Araújo faz parte da equipe e sabe que essa é uma oportunidade única na sua formação acadêmica e profissional. “Essa não é apenas uma oportunidade de estágio, é um momento também de dividir experiências com alunos de outros cursos e promover uma interdisciplinaridade”, afirma.


“A proposta do programa é que os estudantes das licenciaturas auxiliem nas resoluções de problemas, principalmente do Enem, como processo de iniciação à docência, pois os alunos do ensino médio ainda possuem muitas dificuldades para interpretar as questões do exame”, explica o coordenador. Além das questões do Enem, os bolsistas desenvolvem suas próprias questões e metodologias de ensino. “A gente tenta relacionar as nossas atividades com o cotidiano deles, levando curiosidades que os atraiam e os façam gostar de física, química, matemática, biologia e geografia”, comenta Lucas.

Assessoria de Imprensa do IFPA

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