PESQUISA

terça-feira, 5 de julho de 2016

"Ser Pleno alcança 28 mil alunos"

Fonte: O Popular
5 de Julho de 2016

Projeto instiga estudantes e professores a permanecer na escola e transforma instituições públicas


Um novo jornal surgiu em Goiânia voltado para um grupo seleto. A edição é quinzenal e a tiragem é de 150 exemplares. Os repórteres não têm mais que 15 anos. São alunos do Colégio Estadual Professora Vandy de Castro Carneiro, na Vila Maria Luiza. E como em toda redação que se preze, as manchetes são disputadas.
O jornal aborda temas polêmicos, como a chamada “pílula do câncer”. A editoria de maior destaque, porém, é a de fofocas sobre quem está namorando quem no colégio. A professora Karla Paulina de Oliveira é a editora-chefe. Parte dela a decisão do que será publicado. “Quando não sai a matéria, os alunos logo cobram. Aí eu explico que às vezes surgem alguns errinhos de português e eu peço para refazer. Sempre prezamos por notícias positivas, sem tragédias”, explica.
Com o projeto, ela diz que é possível desenvolver a redação e também o olhar crítico dos 25 alunos que passam por dia pela “redação” do Vandy News. A publicação conta ainda com charges produzidas pelos alunos.
O jornal escolar é apenas uma das disciplinas eletivas que são desenvolvidas nas unidades da rede pública estadual que contam com o projeto Ser Pleno, desenvolvido pela Fundação Jaime Câmara. Em média, são dez disciplinas a mais por colégio. O direito autoral da proposta, que vai além de uma escola em tempo integral, foi transferido para o governo no dia 22 de junho deste ano.
Os conceitos do projeto já estavam sendo implantados nas unidades antes disso. Este ano, o projeto já alcançou 28 mil estudantes de 152 escolas. O Colégio Professora Vandy de Castro já era uma escola de período integral, mas, antes do projeto, nem todos os alunos ficavam lá na parte da tarde. “Os pais levavam os filhos embora. Agora que eles percebem o desenvolvimento durante todo o dia, pararam de buscar”, relata a coordenadora pedagógica da unidade, Dorian Carneiro de Abreu.
Mais que escola integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário