03 de Fevereiro de 2016
Fonte: Nota 10
O novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) foi um dos principais temas abordados na terça-feira, 2, em Manaus (AM), no primeiro dia do encontro promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para apoiar o trabalho dos gestores educacionais amazonenses. “É muito importante que todos os estados e municípios utilizem o PAR para auxiliar no planejamento e na gestão de programas e ações na área educacional”, afirmou o presidente do FNDE, Idilvan Alencar, na abertura do encontro, nesta manhã.
Além de ser pré-requisito para receber auxílio técnico e financeiro do Ministério da Educação em diversas ações, o PAR é um importante instrumento de gestão educacional. A partir de um diagnóstico minucioso de cada rede de ensino, pode-se apontar as prioridades e as melhores ações para solucionar os gargalos encontrados. “O Amazonas é o primeiro estado que visitamos após a abertura do novo ciclo do PAR, lançado na última semana pelo ministro Aloizio Mercadante”, disse Alencar.
Dentro deste novo ciclo do PAR, que engloba o período 2016-2019, o presidente também ressaltou os novos módulos de educação infantil, que permitem aumento na capacidade de unidades do Proinfância, e as creches verticais, que devem possibilitar aos municípios brasileiros com limitações de terreno – especialmente as grandes cidades – a construção de novos equipamentos educativos.
Além de palestras e oficinas que levam informações importantes para os gestores educacionais de todo o país, o FNDE Soluções Locais (antes conhecido como Escritório FNDE) presta atendimento individualizado aos agentes municipais e estaduais. É uma oportunidade para tirar dúvidas e buscar soluções sobre os programas e ações do FNDE. Em menos de um ano de atuação, o FNDE Soluções Locais já percorreu 25 estados e realizou mais de 6 mil atendimentos.
Este Blog disponibiliza um acervo com o noticiário sobre as políticas educacionais brasileiras. É parte do Projeto de Extensão Políticas Educacionais na Imprensa Brasileira, coordenado pelo professor Armando C. Arosa, desenvolvido junto ao PROEDES - da UFRJ - O projeto teve início em abril de 2012 e encerrado em janeiro de 2018. Contato-ufrj.proedes@gmail.com ou armando.arosa.ufrj@gmail.com
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