29 de Janeiro de 2016
Fonte: O Globo
Em reportagem da qual participei no Canal Futura, discutimos, a partir do olhar de duas professoras, as mudanças que ocorreram na educação brasileira desde o século passado. Esse tema sempre me fascinou pois ainda é comum escutar relatos pessoais de que a educação brasileira, "naquela época", era de qualidade. Não é possível comparar as duas épocas por meio de avaliações padronizadas, que só começaram a ser apliadas em larga escala no Brasil em meados da década de 90. Mas é bem provável que a afirmação seja verdadeira se considerarmos que houve um tempo em que o magistério era concorrido (em parte por que as mulheres da elite não tinham outras opções no mercado de trabalho) e que os alunos vinham de famílias menos vulneráveis. Era sem dúvida um outro sistema educacional, mas que atendia a poucos. Como cito no início da reportagem abaixo, apenas 31% das crianças entre 7 e 14 anos estudavam em 1940, segundo o IBGE. Hoje, o percentual nesta faixa etária chega a 98%. A escola pública, portanto, é hoje mais democrática. Mas está longe ainda de garantir qualidade para todos.
Link para o vídeo:
http://blogs.oglobo.globo.com/antonio-gois/post/no-canal-futura-escola-publica-ontem-e-hoje-pelo-olhar-de-duas-professoras.html
Este Blog disponibiliza um acervo com o noticiário sobre as políticas educacionais brasileiras. É parte do Projeto de Extensão Políticas Educacionais na Imprensa Brasileira, coordenado pelo professor Armando C. Arosa, desenvolvido junto ao PROEDES - da UFRJ - O projeto teve início em abril de 2012 e encerrado em janeiro de 2018. Contato-ufrj.proedes@gmail.com ou armando.arosa.ufrj@gmail.com
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