PESQUISA

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Ifac e três faculdades do Acre ficam entre piores do país segundo MEC

23 de Dezembro de 2015

Fonte: G1 Educação

Três faculdades do Acre e o Instituto Federal do Acre (Ifac) tiveram nota inferior a 3 na avaliação do Índice Geral de Cursos (ICG) do Exame Nacional de Ensino Médio (Enade).
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (18).
Além do Ifac, a Faculdade Diocesana São José, Faculdade de Teologia e Filosofia (Sinal) e Faculdade de Educação Acriana Euclides da Cunha conseguiram uma nota 2 no ICG.
G1 tentou contato por telefone com as Universidades Faculdade de Teologia e Filosofia Sinal, Faculdade Diocesana São José e Faculdade de Educação Acriana Euclides da Cunha (Inec), mas nenhum responsável pelas unidades foi encontrado até a publicação desta matéria.
Ifac esclarece nota
Em sua página oficial, o Ifac publicou um esclarecimento em relação a nota recebida pelo ICG. Segundo a publicação do órgão, apenas o Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental, do município de Xapuri, que obteve conceito 2, forneceu dados para o cálculo do IGC em 2014 foi avaliado pelo Enade. "Logo, o conceito recebido pela Instituição foi o mesmo dado ao curso", afirma a publicação.

Dos cursos citados, um obteve nota 3, porém outros dois receberam nota 2 no Enade.
 "Como o IGC é uma média, mais uma vez o Ifac tem nota 2".A nota diz ainda, que em dezembro de 2015 foi divulgado o IGC referente ao triênio 2012-2014 e destaca que além do curso avaliado em 2013, que obteve nota 2, outros três cursos participaram do Enade, licenciatura em matemática (Cruzeiro do Sul), licenciatura em física (Sena Madureira) e licenciatura em química (Xapuri).
O órgão destacou também, que em de fevereiro de 2015, sete cursos receberam comissões avaliadoras e apenas um recebeu a nota 2. Os outros 6 cursos receberam notas entre 3 e 4.
"Os cursos: superior tecnológico em logística (Rio Branco) e superior tecnológico em gestão ambiental (Xapuri) obtiveram suas portarias de reconhecimento publicadas no Diário Oficial da União com notas 4 e 3, respectivamente", enfatiza a publicação.
Entenda o ICG
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente. A nota inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. O índice também varia entre 1 e 5. O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário