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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Opinião: Melhores aprendizados com Educação e tecnologia

28 de novembro de 2014
"A tecnologia conecta a escola, os professores e os alunos a um mundo mais real e motivador", afirma Mariano Jabonero Blanco

Fonte: Brasil Econômico (SP)

A América Latina— particularmente o Brasil — não pode desperdiçar as oportunidades que a economia globalizada e a sociedade do conhecimento oferecem. A necessidade de extensão e de melhoria da qualidade da Educação tem ajudado a justificar e a implantar, em toda a região, ambiciosos programas dedicados ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com fins educativos: uma implementação massiva, com importantes investimentos financeiros.
Existem países (Coreia, Singapura, Finlândia), experiências e centros educativos, nos quais o uso educativo da tecnologia vem contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade da Educação, bem como pesquisadores (como Unesco e BID) que demonstram que esse vínculo pode agregar benefícios.
Todas essas experiências bem-sucedidas coincidem em algo que outras recentes pesquisas também demonstram: a necessidade de alinhar, em um projeto global e estratégico, os três componentes de um programa de uso educativo das TIC: infraestrutura suficiente, o que não exige necessariamente um computador para cada Aluno; conteúdos digitalizados, como currículo alinhado em toda a sua complexidade e diversidade com o software; e, talvez o mais importante, capacitar gestores e Docentes no uso educativo das tecnologias, dando-lhes apoio, monitoramento permanente e avaliação.
A tecnologia promove prática educativa mais ativa ao transformar o modelo didático vigente, oferecendo aprendizado mais cooperativo, no qual Alunos e Professores compartilha autorias, descobertas e questionamentos, e fazem isso de maneira extensiva: dentro e fora da sala de aula.
A tecnologia, além disso, conecta a Escola, os Professores e os Alunos a um mundo mais real e motivador. Não é por acaso que os centros educativos onde se sistematizou o uso das TIC não só melhoram em resultados, mas também melhoram seu ambiente Escolar, reduzem drasticamente os conflitos, o fracasso e o abandono prematuro dos Alunos.
O Brasil é um dos países da América Latina onde o acesso à internet está quase generalizado entre Alunos de áreas urbanas e entre a população com renda média baixa, média e média alta, e um dos países em que o acesso emzonas rurais e entre a população com renda baixa ou em risco de exclusão social é mais alto, segundo a Cepal e a Unesco. De qualquer forma, tanto comsistemas on-line como offline, as possibilidades de uso educativo das TIC são quase comuns para todas as crianças do país.
O Brasil, junto com a Colômbia, o México e o Peru, é uma das nações que melhor evolução positiva registrou em suas pontuações entre o PISA 2009 e o PISA 2012; no caso de matemática, esse avanço foi de 35 pontos. Emsuma, o Brasil encontra-se no momento ideal para fazer frente ao desafio que a segunda lacuna digital representa: uma vez alcançado um amplo nível de cobertura, acesso e conectividade, articular um plano integral que combine infraestrutura, conteúdos digitais e capacitação, monitoramento e avaliação de Docentes.
Com isso, será possível fazer com que o avanço obtido conforme demonstra o PISA — que supôs encurtar em mais de um ano de Escolaridade a diferença com outros países da OCDE —, seja maior e mais rápido, para oferecer melhores competências, melhores empregos, mais igualdade e melhores oportunidades para todos.

*Diretor de Educação da Fundação Santillana

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