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sábado, 29 de novembro de 2014

Gestão educacional e desempenho de alunos passam por avaliação

29 de novembro de 2014
Avaliação institucional será aplicada em todas as escolas de Macapá (AP). Resultado vai servir para formular políticas públicas para o setor

Fonte: G1

As escolas das zonas Urbana e Rural de Macapá passarão por uma avaliação institucional no sábado (29). O procedimento será feito pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) junto com diretores, professores, coordenadores e demais servidores das instituições.
A avaliação tem como objetivo levantar questões referentes a gestão pedagógica nos colégios, desempenho dos estudantes em exames como Provinha Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização, além dos resultados da capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
O trabalho será desenvolvido por 80 técnicos pedagógicos da Semed e a partir da avaliação serão traçados novas metodologias, encaminhamentos e demais medidas no processo de ensino da educação básica.
Um levantamento da secretaria apontou que as 81 escolas municipais apresentam irregularidades junto ao Conselho Municipal de Educação, entidade responsável em monitorar as políticas e os investimentos para a educação, além fiscalizar o plano pedagógico desenvolvido nos colégios, entre outras funções.
Segundo a diretora do departamento de ensino da Semed, Sandra Casemiro, é a primeira vez que as escolas municipais passam por esse processo. Ela acrescenta que os resultados obtidos vão nortear a formulação e a implementação de políticas públicas.
“Traçar metas, identificar as falhas e melhorar a educação é nosso objetivo. Todos devem participar. Nas escolas da Zona Rural os diretores ficaram responsáveis em fazer a aplicação e, posteriormente, socializar com a comissão organizadora. Após o levantamento dos dados, as informações resultantes serão encaminhadas às escolas, para que elas vejam também como está a percepção de cada servidor no tocante aos eixos abordados”, enfatizou Sandra.
A titular da Semed, Antonia Andrade, explica que a avaliação institucional é feita pelo Ministério da Educação (MEC), mas a aplicação da avaliação em 2014 na capital foi uma iniciativa da secretaria.
"É um momento importante para planejar ações e sanar alguns problemas, além de focar em questões centrais, para que se possa traçar os próximos movimentos e as práticas pedagógicas", concluiu.

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