PESQUISA

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Jornalismo e escola: união para a cidadania

21 de outubro de 2014
Alunos se mobilizam para denunciar problemas na comunidade

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, de Quatro Barras, sabem como ninguém fazer do jornal um forte aliado na promoção da cidadania e luta pelos direitos.
Esta não é a primeira vez que se mobilizam para denunciar problemas e levar a reportagem da Gazeta do Povo até a escola. Neste ano, infelizmente, uma tragédia foi o estopim. Tudo começou com uma atividade em que escreveram cartas sobre suas reivindicações para a cidade. A maioria falava sobre o trânsito, já que a escola fica próxima à Estrada da Graciosa - com tráfego intenso de caminhões e veículos em alta velocidade.
No dia em que finalizaram a atividade, o carro em que estava uma das alunas, Luna Fernanda Umbelino, se chocou contra um caminhão e a garota, que não usava cinto de segurança, não sobreviveu. Abalados com a perda e temendo novos acidentes, os alunos decidiram agir. “Iniciamos um trabalho sobre segurança no trânsito, que deu origem a um projeto maior, com atividades e resultados efetivos para a comunidade”, conta a professora Graciele Alves Pires.
Como recebem o jornal todos os dias, graças ao Instituto HSBC Solidariedade, os alunos pesquisaram notícias sobre o assunto e pediram que a professora entrasse em contato com a Gazeta do Povo. “Contamos o caso de Luna e toda a movimentação feita para evitar novos acidentes”, lembra. A jornalista Katia Brembatti foi até a escola e fez uma reportagem sobre a insegurança vivida por lá. Então, o projeto deslanchou.
Envolvimento comunitário
Os familiares acompanharam as atividades de perto. “O trabalho com o jornal em sala trouxe novas informações não só para as crianças. Abriu nossos olhos para o que acontece na região e no resto do mundo”, avalia Helaine Cristina Strapasson Pires, mãe de uma das alunas.
Mais lombadas, menos caminhões
A movimentação rendeu a construção de uma segunda lombada em frente da escola e reforma daquela que já existia, desgastada. Os alunos também visitaram uma pedreira da região, de onde saem caminhões, e conseguiram com que o proprietário alterasse o itinerário dos veículos para não coincidir com os horários de movimento da escola.

>Da tragédia à ação
Depois de estudar a legislação, participar de palestras com profissionais e confeccionar um folder explicativo, os alunos partiram para uma blitz sobre segurança no trânsito em frente da escola. “Nós ensinamos uma grande lição aos motoristas. Acho que com essa conscientização teremos um trânsito melhor”, acredita o aluno Vinicius de Oliveira dos Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário