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quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Formas de comunicar e se informar na escola

30 de outubro de 2014
Produção de jornais e revistas nas escolas é uma maneira de divulgar o que ocorre no dia a dia das salas de aula

Fonte: Diário Catarinense (SC)

As Escolas têm encontrado diversas maneiras para divulgar o que ocorre no dia a dia das salas de aula. Uma delas, que também é uma forma de despertar o interesse dos Alunos para o mundo da informação, é a produção de jornais e revistas, que também costumam abordar assuntos externos, mas que repercutem entre a meninada.
Os exemplos dessa edição do DC na Sala de Aula são das Escolas de Educação básica Bela Vista, em São José, na Grande Florianópolis, e Vidal Ramos, em Lages, na Serra catarinense.
A Escola Bela Vista produziu a primeira edição do Bela em re-Vista em julho deste ano. Os Alunos do Ensino médio inovador aproveitaram para trabalhar relatos do cotidiano na Escola, como dicas de leitura, notícias sobre as turmas que participam de competições esportivas e passeios – como o que fizeram ao Diário Catarinense, em maio. Os estudantes também incluíram páginas de fotos e comentários sobre situações como o namoro na Escola, com depoimentos de casais.
Já os Alunos da Vidal Ramos produzem edições trimestrais do Jornal Vidal. O meio de comunicação é utilizado para divulgar ações do colégio, como projetos de leitura e teatro, e dicas gerais, como de alimentação saudável.
O jornal ainda é utilizado para relatar o envolvimento entre Escola, pais e Professores. Na edição de fevereiro, março e abril deste ano, a instituição de Ensino aproveitou para divulgar a assembleia da Associação de Pais e Professores (APP).
Conhecimento fora da sala
Os Alunos do 1o ano do Ensino médio inovador da Escola Estadual Básica Professora Maria da Glória Silva, de Içara, no Sul de Santa Catarina, realizaram uma viagem de estudos a Florianópolis para conhecer o Museu da Armas Major Lara Ribas, a Assembleia Legislativa e o Projeto Tamar.
No museu, os Alunos e Professores conheceram o valor histórico da coleção de armas do Estado, assim como a evolução do armamento utilizado década após década. Em seguida, os estudantes foram à Assembleia Legislativa, onde tiveram uma palestra sobre o Poder Legislativo do Estado e visitaram vários setores como o plenário.
No projeto Tamar, a aprendizagem foi sobre o trabalho de preservação ambiental, com foco na tartaruga marinha, ameaçada de extinção. Os monitores do projeto contaram a história do projeto e falaram sobre o ciclo de vida, anatomia, reprodução e as principais ameaças à espécie.

Matéria publicada apenas em veículo impresso

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