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terça-feira, 28 de maio de 2013

No Rio, programa combate repetência e atraso escolar

28/05/2013
"Eu não consegui aprender, tinha medo. Agora não tenho mais"
No município do Rio, o foco do programa Autonomia, que usa a metodologia do Telecurso, são os alunos dos anos finais do ensino fundamental que, por causa da repetência ou evasão escolar, estão atrasados em relação à série em que deveriam estar. Este ano, 420 escolas do município aderiram ao projeto. A seleção é feita pela Secretaria de Educação, de acordo com os colégios que têm maior necessidade.
Já no Estado do Rio, o projeto tem o mesmo nome e objetivo, mas atende também aos alunos do ensino médio. Uma das grandes diferenças é que nessas turmas há um único professor para todas as disciplinas e ele trabalha como um educador mediador do conhecimento de sala de aula.
O projeto se chama Autonomia para homenagear o centenário do cantor e compositor Cartola e o educador Paulo Freire, autor do livro "Pedagogia da Autonomia".
O estudante Dennis Victor de Amorim, de 18 anos, estudou em escola pública. Repetiu de ano duas vezes e perdeu a vaga. O jovem, então, não desistiu. Começou um supletivo com a ajuda do Telecurso. Hoje, ele está concluindo o ensino médio e sonha em passar no vestibular para cursar Educação Física no ano que vem.
- O método do Telecurso facilitou a minha vida. Eu não conseguia aprender Matemática, tinha medo. Agora, não tenho mais - contou Dennis, filho de uma empregada doméstica e de um caixa de padaria, morador do Rio Comprido.
A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, afirmou que o Telecurso serve para fortalecer e aumentar a autoestima e os vínculos entre alunos e professores. Segundo ela, 30 mil estudantes concluíram a escolaridade em 3 anos no município.
Já o governador do Rio, Sérgio Cabral, disse que o sucesso do Telecurso no estado é a combinação de uma boa gestão do projeto com o apoio da Fundação Roberto Marinho.

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