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terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Escolas não oferecem novas tecnologias

31 de janeiro de 2012

Dentre as 720 escolas estaduais e 94 municipais de Cuiabá, apenas nove contam com laptops educacionais do Programa ''Um Computador por Aluno''

Fonte: Diário de Cuiabá (MT)



JOANICE DE DEUS
Da Reportagem

(UCA), do Ministério da Educação (MEC), em Mato Grosso. As Secretarias de Estado deEducação (Seduc) e de Cuiabá (SME) garantem que têm investido na aquisição de novas tecnologias, junto com o MEC, que ontem anunciou a possibilidade de inserir os tablets nas salas de aulas das unidades públicas brasileiras.

Das nove escolas que contam com laptops, cinco são estaduais e quatro municipais. Uma delas, a Rita Caldas Castrillon, localizada no bairro São Benedito, na Capital, teve os equipamentos, um total de 276 notebooks educacionais, levados por assaltantes em agosto do ano passado. Ao todo, são pouco mais de 2.700 estudantes beneficiados, mas a rede estadual conta com 450 mil alunos.

Coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Oliveira considera importante o uso de novas tecnologias nas salas de aulas. “O professor potencializa a existência da tecnologia na sua prática docente e isso contribui para a aprendizagem”, disse. “Na escola Magda Ivana, que fica em Jaciara, o uso dos laptops transformou a escola”.

Tanto na rede estadual como na municipal a expectativa é de que os novos equipamentos comecem a fazer parte da realidade escolar ainda este ano. “Há uma determinação do prefeito Francisco Galindo de que a aquisição dos tablets ocorra neste ano”, afirmou o diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga Melo.

Segundo ele, inicialmente 8 mil crianças da rede deverão ser contempladas. Porém, além de contar com os equipamentos, os próprios gestores destacam a importância de os profissionais da Educação estarem capacitados para o das ferramentas. A rede municipal conta com 47 mil alunos.

Oliveira e Fraga garantem que os professores passam por formação continuada para a promoção do uso pedagógico da informática. “O fato de ter equipamentos inovadores não significa Educação inovadora. É preciso que o professor esteja preparado para a utilização desses instrumentos e a escola seja um espaço para produção do conhecimento”, destacou Fraga. O entendimento é que o sucesso do uso das tecnologias na Educação depende da forma como a escola insere essas ferramentas no aprendizado e também dos conteúdos digitais disponíveis.

Oliveira lembrou ainda que para este ano a intenção é que 100% das unidades estaduais façam parte do projeto integrado de tecnologia, que prevê a utilização de recursos como a lousa digital, data show e wireless (rede sem fio). Até o ano passado, 150 unidades estaduais contavam com lousa digital.

Assim como Melo, Oliveira destacou que 100% das unidades da rede pública contam com laboratórios de informática, além dos computadores usados nos procedimentos administrativos. O MEC vai lançar neste ano um edital para que as redes de ensino possam adquirir os tablets a custo mais baixo, como fez com os laptops do UCA.

“Estamos definindo as características do aparelho, vai depender muito inclusive do custo. Não soltamos ainda o edital porque precisa ter uma definição clara dos pré-requisitos do equipamento. Tem que ter acessibilidade, ser resistente e rodar qualquer conteúdo”, explicou Sérgio Gotti, diretor de Formulação de Conteúdos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC, em entrevista à Agência Brasil.

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