PESQUISA

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Alunos reclamam do fechamento de turmas

31 de janeiro de 2012

Estudantes da Escola Estadual Raimunda Nonato protestam contra o fechamento de cinco turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atendiam os alunos de 1ª a 5ª série

Fonte: Folha de Boa Vista (RR)



NAIRA SOUSA

Os estudantes da escola estadual Raimunda Nonato, localizada no bairro Santa Teresa, protestam contra o fechamento de cinco turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atendiam os alunos de 1ª a 5ª série. Inconformados, eles entraram em contato com a Folha para relatar a dificuldade de se deslocar para outros bairros em busca do ensino público.

Eles alegam que o Estado está fechando as turmas para evitar fazer seletivo para professores. Dez turmas atendiam os alunos do bairro, das quais cinco foram trancadas, o que prejudicou os estudantes que precisam estudar próximo de casa.

“Estudamos à noite, o que se torna mais perigoso. Sem contar que saímos do trabalho e não temos tempo de se deslocar para outra escola”, reclamou o leitor que preferiu não se identificar.

O estudante João Gomes afirmou que as turmas que restaram estão com super lotação, com 40 alunos em uma sala de aula. “Nenhuma informação foi dada para que os alunos possam criar alguma expectativa diante desta situação. Precisamos que a Secretaria de Educaçãotome alguma providência, pois precisamos estudar”, disse Gomes.

A Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD) informou que a redução de turmas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Raimunda Nonato ocorreu em virtude da grande evasão escolar registrada em semestres anteriores, ultrapassando os 50%.

“No primeiro semestre de 2012 estarão em funcionamento cinco turmas de 2º segmento. Para atender a comunidade, a direção da escola elaborou uma lista de espera. Caso ocorra o preenchimento de vagas para funcionamento de novas turmas, o documento será encaminhado ao Departamento de Educação Básica (DEB) que vai avaliar as condições de criação de outras turmas na unidade de ensino”, afirmou a nota. (N.S)

Nenhum comentário:

Postar um comentário