PESQUISA

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cineclubes chegam às escolas de Ensino Médio do DF

 
Data: 08/10/2010

Veículo: CLICABRASÍLIA
Editoria: ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Trinta dias. Este é o prazo estimado para que sejam inaugurados cineclubes em todas as escolas de Ensino Médio do Distrito Federal. Professores dos centros de ensino participam, nesta semana, de uma capacitação em cineclubismo e serão os monitores do projeto. Os equipamentos de projeção e som já foram comprados e devem chegar em um mês.
"Só falta chegar o projetor para inaugurarmos o primeiro cinema de Ceilândia", entusiasma-se a vice-diretora do CEM 3 de Ceilândia, Magda Rejani Pereira Bonfim. No final de junho, o auditório do colégio, que tem capacidade para 300 pessoas, foi o local escolhido para a formalização da cooperação entre os governos federal e do DF, com vista a implantação dos cineclubes. O governador Rogério Rosso e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinaram o termo. "A cultura é fundamental na formação do ser humano e os filmes e debates propostos ajudarão na preparação dos alunos para a faculdade", disse Rosso, na ocasião.
Cento e setenta e quatro professores, das 87 escolas de ensino médio do DF, participam até sexta-feira (8) de cinco oficinas de capacitação em cineclubismo, em um hotel de Brasília. O conteúdo é voltado à criação e manutenção de um cineclube nas escolas, com o envolvimento e a participação da comunidade. Temas como programação, divulgação, debates das sessões, história do cinema e linguagem cinematográfica, fazem parte das oficinas.
Mais do que disponibilizar equipamentos audiovisuais de projeção digital, além de obras cinematográficas brasileiras para exibição, o projeto Cine Mais Cultura quer proporcionar à comunidade escolar um ambiente favorável ao desenvolvimento de práticas pedagógicas por meio de recursos audiovisuais.
O Ministério da Cultura está investindo, no DF, R$ 1,3 milhão em equipamentos de projeção digital, DVDs de produções nacionais e realização de oficinas de capacitação destinadas a professores e representantes da comunidade. "Queremos fazer um trabalho criterioso para que esse projeto nas escolas do DF possa ser um modelo aplicado em todo o país", explica Frederico Cardoso, coordenador-executivo do programa.
 
Primeiro cinema da Ceilândia
O CEM 03 de Ceilândia é a escola mais antiga da cidade, tem 40 anos. Agora, promete sediar também o primeiro cinema da localidade, no formato de cineclube. Além dos 3.200 alunos da escola - que se dividem em 72 turmas nos três turnos - a comunidade também vai poder usufruir da sala de projeção.
A presidente da Sociedade Amigos da Cinemateca, Dora Mourão, entidade que também é parceira no projeto, destaca que desenvolver projetos voltados para a cultura, nas escolas, é muito importante. "Teremos um aluno com olhar mais crítico, humanista e preparado para o debate", disse.
O Cine Mais Cultura já foi implementado em mais de 800 locais em todo o país, por meio de editais e convênios estabelecidos com prefeituras e a sociedade civil. A meta é alcançar a marca de 1,6 mil até o fim do ano. Esta é a primeira vez que o programa será implementado em grande escala com um propósito pedagógico complementar à filosofia cineclubista.
Dados do Ministério da Cultura mostram que as salas comerciais de cinema estão concentradas em apenas 8% do território nacional. Por isso, a maioria dos filmes produzidos no país permanece inédita para grande parte da população. A ação quer facilitar o acesso das comunidades às obras audiovisuais brasileiras.
 
Kits projeção
Cada uma das 87 escolas do Ensino Médio do DF receberá, em 30 dias, kits de projeção compostos por: uma tela para projeção, um projetor de vídeo, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de quatro canais, caixas não amplificadas, um amplificador e dois microfones sem fio.
Além disso, são fornecidos gratuitamente 104 DVDs do catálogo da Programadora Brasil, realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. De acordo com a iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública, por meio de permissão de uso. Ao longo de dois anos, cada cineclube poderá solicitar até 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega de relatórios das atividades.
Cada cineclube ainda deve destacar duas pessoas que atuarão como monitores. É obrigatória a efetiva realização de, no mínimo, uma sessão semanal fixa, ou seja, sempre no mesmo local, dia da semana e horário.
 
O que é um Cineclube?
"Cineclube é uma organização de pessoas que se unem para a apreciação de obras cinematográficas de forma coletiva. O caráter democratizante e participativo é inerente as várias etapas desta atividade. O caráter participativo se dá desde a escolha dos filmes, no esforço conjunto para o acesso às obras, bem como para a viabilização das condições para a exibição. O cineclube é também um lugar de formação do senso crítico, é um espaço para discussões sobre o audiovisual, o que vai dar em discussões mais amplas de temas como o direito à diversidade cultural, democratização e acesso a novas tecnologias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário