PESQUISA

sábado, 16 de outubro de 2010

ALUNOS DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL COMEÇAM A RECEBER LIÇÕES DE MPB
16/10/2010
 
Estado teve o índice de 2,8 no Ideb no ano passado, o segundo pior do país
Fonte: O Globo (RJ)
 


Letícia Vieira* 
As escolas estaduais do Rio começaram a ensinar aos alunos do ensino médio a história da música popular brasileira (MPB), atendendo a uma lei federal. As aulas seguem a metodologia do Projeto MPB nas Escolas, do Instituto Cultural Cravo Albin. Em 2009, o Estado do Rio teve o segundo pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no país - 2,8 -, ficando atrás apenas do Piauí. A média nacional é 3,6. 
 
Em maio, professores de 16 colégios estaduais receberam capacitação para utilizar o material pedagógico, que inclui CDs e DVDs com depoimentos e gravações de grandes nomes da nossa música. A iniciativa está sendo multiplicada para outras 800 escolas, que também receberão o kit. 
 
Segundo a subsecretária de Comunicação e Projetos Especiais, Delânia Cavalcante, o MPB nas Escolas está ajudando a rede estadual a se preparar para o cumprimento da lei 11.769, de 2008, que determinou o ensino de música na Educação básica: 
- Acreditamos que levar o ensino da música brasileira de forma transversal, com o tema abordado em todas as matérias, seria a forma ideal. O material do projeto permite, por exemplo, que um professor de história prepare uma aula sobre o golpe de 1964 através da história dos festivais de música. 
 
Rede municipal começa a fazer matrícula pela internet 

Hoje, pela internet, começa a matrícula para a rede municipal. Até o dia 28 de novembro, a inscrição deve ser feita pelo site www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. 

A pré-matrícula é necessária para alunos novos da pré-escola (a partir de 4 anos), do 1º ao 9º anos, da Educação especial e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja). Crianças e adolescentes que já estudam nas escolas municipais e desejam se transferir de unidade também precisam fazer a inscrição pela internet. 
 
Para quem não tem computador, a Secretaria municipal de Educação do Rio porá à disposição 25 pontos de acesso gratuito à internet nas escolas e nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). 

* do Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário