Novas
tecnologias já podem ser usadas nas salas de aula
Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010
Diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores da
educação infantil já podem usar em sala de aula oito novas tecnologias
educacionais pré-qualificadas pelo Ministério da Educação (MEC). As ferramentas
são específicas para a educação infantil e integram o Guia de Tecnologias
Educacionais.
A chamada pública do MEC recebeu inscrições de 26 objetos educacionais
produzidos por empresas, editoras, organizações sociais e institutos. De acordo
com o coordenador-geral de tecnologias da Secretaria de Educação Básica (SEB)
do MEC, Raymundo Ferreira Filho, as tecnologias são instrumentos de apoio
colocados à disposição dos gestores públicos e dos educadores. Raymundo
salienta que a aplicação auxilia os professores na diversificação e no
desenvolvimento das aulas, na motivação dos estudantes e na qualificação do
ensino.
Três entidades com tecnologias educacionais pré-qualificadas na área de
correção de fluxo escolar foram contratadas pelo MEC, este ano, para atender
833,3 mil estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os
alunos, de escolas de 1.174 municípios com baixos índices de desenvolvimento da
educação básica (Ideb), estão em séries incompatíveis com a idade cronológica.
Segundo Raymundo, a correção de fluxo nessas escolas começou em maio, com
tecnologias desenvolvidas pelos institutos Ayrton Senna e Alfa e Beto e pelo
Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa). O
objetivo da ação é superar a defasagem escolar no período letivo de 2010.
O Guia de Tecnologias
Educacionais relaciona os 141 objetos pré-qualificados até 2009 e traz um
resumo de cada uma das propostas. Este ano, serão inseridas as cinco
tecnologias pré-qualificadas para as escolas rurais e as oito da educação
infantil.
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