PESQUISA

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PROFESSORES DO RECIFE DECIDEM CONTINUAR GREVE

09 de junho de 2010

Docentes da Rede Municipal reivindicam melhores salários e condições de trabalho. Ontem pela manhã, manifestantes interromperam o trânsito em frente à PCR
Fonte: Folha de Pernambuco


Os professores da Rede Municipal do Recife decidiram, durante assembleia realizada ontem, manter a greve. A decisão foi tomada após uma comissão se reunir com representantes do governo municipal. Antes do encontro, os manifestantes interromperam o trânsito na avenida Cais do Apolo, em frente à sede do Poder Municipal, na manhã de ontem.

Os profissionais, que estão em greve desde do dia 28 de maio, reivindicam melhores salários e condições de trabalho. Os docentes começaram a se reunir às 9h, e a partir das 11h fecharam a via por cerca de uma hora e meia. Durante esse período, foram apresentados alguns esquetes cênicos. Com a paralisação do tráfego, o trânsito ficou complicado em várias vias do Centro.

A comissão, formada por seis pessoas, foi recebida por representantes da Secretaria deEducação, Esporte e Lazer. A coordenadora-geral do Sindicato dos professores da Rede Municipal do Recife (Simpere), Anna Cristina Davi, explicou que as reivindicações dosprofessores são o cumprimento Piso Salarial Nacional com retroativo ao mês de janeiro de 2010, de 15,94%.

O grupo também pede o valor dos benefícios ligados à titulação dos professores. "Das cidades da Região Metropolitana, o Recife é a que paga a menor gratificação aos profissionais pós-graduados. Há um incremento de 2,5% para os especialistas, 5% para os mestres e 7,5% para os doutores. Além disso, nossas condições de trabalhos são difíceis".

As demandas dos professores são de 30%, 40% e 50%, respectivamente. De acordo com Anna Cristina, cerca de 70% das 300 Escolas e creches da rede municipal estão com suas atividades suspensas por tempo indeterminado e mais de 80% dos professores da ligados à Rede Municipal aderiram à greve.

Outra assembleia está marcada para amanhã, às 14h, no auditório da Universidade Católica e Pernambuco (Unicap). Os professores avaliam o documento que a Prefeitura do Recife enviou ao Simpere. No documento, o Governo Municipal reiterou "sua disposição de apostar na negociação para resolução dos problemas e acredita na disposição da categoria de fazer o mesmo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário