PESQUISA

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

AVALIAÇÃO ADIADA EM ESCOLAS EM GREVE

09 de dezembro de 2008


Até sexta-feira, a Secretaria de Educação do Estado avalia os conhecimentos de matemática e língua portuguesa de estudantes do ensino médio. Mas nas escolas onde os professores aderiram à greve, a prova será aplicada no retorno das atividades
Fonte: O POVO (CE)


Começou ontem a segunda e última etapa de aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Até sexta-feira, 12, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) quer avaliar os estudantes do ensino médio da rede pública quanto aos conhecimentos de matemática e língua portuguesa. No total, são cerca de 300 mil. Mas nas Escolas estaduais onde os professores aderiram à greve anunciada pela categoria na última terça-feira, o exame foi suspenso até a retomada das atividades. Segundo Aléssio Costa Lima, orientador da Célula de Avaliação de Desempenho Acadêmico da Seduc, mesmo com o atraso na avaliação das Escolas paralisadas, o movimento dos professores não irá atrapalhar o fechamento dos dados. Ele argumenta que as unidades que aderiram não são maioria - a Seduc estima em 10% a porcentagem de Escolas sem aula - e que, como os resultados só serão divulgados em março, haverá tempo suficiente para processar as informações. As Escolas da rede municipal de Fortaleza também farão a prova em outro período, na terceira semana de janeiro, por terem um calendário letivo diferenciado, em conseqüência da greve dos professores no ano passado.
Gardênia Baima, diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute), diz que o movimento não sabe precisar quantas Escolas aderiram à paralisação. "O que podemos dizer é que a greve é crescente e que hoje (ontem) muitas Escolas aderiram, inclusive municípios importantes, como Aracati e Sobral", afirma. A principal pauta de reivindicação da categoria é a implementação da lei federal que estabelece um piso nacional de R$ 950 para os professores e destina um terço da carga horária dos profissionais a trabalhos extraclasse. Na primeira etapa do Spaece, realizada entre 24 e 28 de novembro, fizeram prova estudantes da alfabetização e do ensino fundamental (5° e 9° anos), também nas áreas de matemática e português. No total, incluindo quem está nos três anos do ensino médio, a meta é avaliar cerca de 700 mil estudantes das redes municipais e da estadual. De acordo com a Seduc, o sistema tem o objetivo de fornecer informações que sirvam de base para a formulação de políticas educacionais.
Dê sua nota clicando nas estrelas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário