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segunda-feira, 29 de agosto de 2016

"Maioria das escolas do Espírito Santo não têm quadra de esportes"

Fonte: A Gazeta
29 de agosto de 2016

Autor: Tatiana Moura | online@redegazeta.com.br

Na área rural, 83,1% das escolas enfrentam esse problema


A manicure Rhallyanny Feitosa, 37 anos, afirma que há alguns anos, os estudantes da Escola Estadual Desembargador Cândido Marinho faziam educação física na quadra da comunidade, mas agora fazem no pátio da escola, que, segundo ela, é muito apertado.Patrick Feitosa de Jesus tem nove anos e quer ser jogador de futebol quando crescer. Mas se depender da escola onde ele estuda, o sonho de um dia ser como Neymar ficará comprometido. Em pleno ano olímpico, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Cândido Marinho, em Vila Velha, faz parte do ranking das 67,3% das unidades de ensino da rede pública no Espírito Santo que não têm quadra para a prática esportiva.
O levantamento, que revelou que seis em cada dez escolas públicas de educação básica do Estado não possuem quadra, foi feito pelo Movimento Todos Pela Educação no início de agosto, tendo como base dados do Censo Escolar 2015. A pesquisa, que abrangeu escolas das redes estadual, municipal, federal e particular, fornece dados da Capital e do Estado, de um modo geral.
Para a superintendente do Movimento Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, em termos gerais, o Brasil tem um desafio enorme colocado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) no que diz respeito à infraestrutura das escolas.
“O Plano Nacional de Educação coloca o desafio de que todas as escolas de Educação Básica tenham quadras esportivas, e nesse sentido, ainda é preciso avançar bastante para que, até 2024, as escolas que ainda não possuem esse equipamento se adequem. O planejamento e a continuidade de ações são fundamentais.”

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Na avaliação de Alejandra, independentemente de a unidade escolar ter quadra, é preciso garantir aos estudantes a prática esportiva, visto que, a educação física é um componente curricular obrigatório e, se bem planejada, contribui para o aprendizado de outras disciplinas.
“E ajuda os alunos a aprenderem a trabalhar em equipe e a saber esperar a sua vez. São questões que não são explícitas em muitos currículos, mas são importantes para a vida. E a prática do esporte é um momento importante de socialização das crianças além de todos os benefícios físicos.”
Para a psicopedagoga e mestre em educação Maria José Cerutti, a falta de infraestrutura afeta diretamente o estímulo do professor. “Impede que ele desenvolva várias atividades necessárias ao desenvolvimento de potencialidades dos alunos. A escola é o caminho para o desenvolvimento do homem. Se queremos ter um país desenvolvido o caminho é investir na educação.”
Talentos
Embora admita que nem todas as escolas da rede estadual têm quadras, o secretário de Educação Haroldo Rocha reconhece que elas são o ponto de partida para a revelação de novos talentos no esporte.
“Países que têm sucesso na Olimpíada possuem nas escolas um ponto importante de identificação e desenvolvimento de talentos. É importante ter professores capazes de ver nos estudantes futuros campeões, eles devem identificar as habilidades para determinados esportes e desenvolvê-las para cada modalidade.”
Nas localidades rurais do Espírito Santo 83,1% das escolas não possuem quadras. Contudo, a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Adenilde Stein, afirma que há um comprometimento dos municípios para que todas as escolas sejam equipadas.
“Temos percebido isso na análise dos planos municipais, devidamente elaborados e aprovados para o próximo decênio, e no preenchimento do Plano de Ações Articuladas, para que possam ser contempladas também com recursos federais”, diz.
análise
A educação física é subestimada
Esse resultado nos mostra que a educação física é subestimada em relação a maneira como ela pode contribuir para a formação dos alunos, na promoção e preservação da saúde e no desenvolvimento de suas habilidades motoras. Ela não pode ser tratada como um conteúdo externo ao currículo escolar. Estamos passando por um final de um ciclo olímpico e novamente tem sido discutido qual é o papel da escola na descoberta de talentos esportivos, a educação física precisa ser uma disciplina protagonista no ambiente escolar, e esse protagonismo passa por uma estrutura adequada para que ela possa se desenvolver em todas as suas dimensões.
Márcio Azevedo, professor e mestre em educação física

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