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segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"Cidade histórica de Pirenópolis mantém tradições populares no calendário escolar"

Fonte: Ministério da Educação
22 de agosto de 2016

As diversas expressões da cultura popular de Pirenópolis, cidade histórica de Goiás a 150 km de Brasília, fazem parte dos festejos do Dia do Folclore na região. Atuando em um universo de aproximadamente 2,8 mil crianças, os professores da rede de ensino local utilizam elementos como as Cavalhadas e a Festa do Divino ou personagens de lendas populares para estimular o aprendizado.
Na Escola Municipal Olivia Conceição de Pina, o incentivo à participação em festividades folclóricas mudou os hábitos cotidianos dos alunos. A diretora, Marilene Campos, conta que conseguiu reduzir, entre as crianças, o tempo dedicado aos jogos de computador, tablets e também aos programas de televisão.
“Passamos a incluir tradições no calendário escolar, desde como preparar as folias, por meio da confecção de bandeirolas, até a apresentação das danças populares, além de atividades como as Cavalhadinhas Mirins, uma versão infantil das Cavalhadas, que despertam grande entusiasmo”, explica Marilene Campos.
Por meio de personagens de lendas populares, como Boitatá, Mula Sem Cabeça e Saci Pererê, o incentivo à leitura é promovido entre as crianças matriculadas no Complexo Municipal de Educação Infantil da cidade. “Elas vibram muito, às vezes até choram quando é hora de encerrar as atividades”, conta a professora Leonor Santana Gomes. “Nós incluímos no aprendizado infantil historinhas tradicionais. Esta semana a temática é o Sítio do Pica-pau Amarelo, do Monteiro Lobato. Depois da leitura, oferecemos atividades como colagem, música e dança. Em alguns casos, trabalhamos também com os frutos e a culinária regional.”
Brincadeiras – Em Pirenópolis, o folclore faz parte da capacitação de professores da rede de ensino. Recentemente, a escritora Patrícia Gomes promoveu um seminário sobre o dicionário de brincadeiras criado por ela.  “São palavras que não estão inclusas no Aurélio, que compõem 24 brincadeiras e jogos folclóricos”, conta. “Por meio da atuação direta com os professores, busco resgatar tradições antigas da cultura popular brasileira, como o corre-cotia e o pega-pega.”
A metodologia de brincadeiras desenvolvida por Patrícia Gomes foi inspirada na obra do escritor goiano Bariani Ortencio. São atividades multidisciplinares que auxiliam nas aulas do currículo infantil, principalmente nas disciplinas de português, matemática e história.

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