06 de Julho de 2016
De todos os estudantes que chegam ao terceiro ano do ensino médio na rede pública em Minas, 40% sequer se inscrevem para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para universidades brasileiras. Para especialistas em educação, o dado demonstra a falta de perspectiva de quase metade dos alunos que dependem da escola pública e a necessidade de reformar o modelo de ensino. Os resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), divulgados ontem, ajudam a entender o desestímulo nesses jovens: apenas 3,3% dos alunos no ensino médio estadual atingiram resultados satisfatórios em matemática; em português, foram 19%.
Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado de Educação e têm como base a Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) em 2015. A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, reconhece a precariedade do ensino. Ela destaca que o fraco desempenho se reflete no baixo índice de inscrições do Enem e que todas essas informações servem de diagnóstico para nortear políticas públicas.
“Foi possível identificar que eles nem acham que fazer o Enem e entrar em uma universidade estava no campo do possível. Agora temos que trabalhar com a informação. Incentivar que esses alunos se inscrevam no Enem porque há dificuldades até em providenciar os documentos necessários”, destacou.
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