PESQUISA

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Universidade Estadual de Maringá forma primeiro médico indígena

26 de Novembro de 2015

Fonte: Nota 10

Virlei Primo Júnior, indígena pertencente à etnia Guarani Nhandewa, oriundo da Terra Indígena Laranjinha, no município paranaense de Santa Amélia, é o primeiro médico indígena a se graduar pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A solenidade de antecipação de colação de grau para o curso de Medicina será nesta quinta-feira (26) e terá a presença de Mário Raulino Sampaio, liderança indígena na Terra Yvy Porá, entre os municípios paranaenses de Santa Amélia e Abatiá.

A Lei Estadual n.º 13.134/2001, que possibilitou o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior, determina a reserva de vagas nas universidades estaduais paranaenses para serem disputadas entre os integrantes das sociedades indígenas do Estado.

Atualmente, cada universidade estadual oferece seis vagas, todas sobressalentes, ou seja, não são retiradas daquelas regulares oferecidas nos cursos. Os candidatos passam por um vestibular específico para ingresso na instituição escolhida. O primeiro vestibular foi realizado em 2002.
A colação será às 10 horas, no Auditório do Hospital Universitário de Maringá - Avenida Mandacaru, 1.590 – Parque das Laranjeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário