28 de Setembro de 2015
Fonte: Uol Educação
O Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná vai capacitar professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais e pedagogos da Rede Estadual de Ensino. As oficinas serão feitas no ambiente virtual Escola Interativa e o tema é deficiência visual. 
As capacitações serão feitas nos dias 7 e 22 de outubro, e 11 e 27 de novembro. O objetivo é capacitar os professores nos programas da área da deficiência visual, como alfabetização no Sistema Braille, Orientação e Mobilidade, Atividades da Vida Autônoma e Social, e Tecnologias Assistivas, com ênfase na utilização dos materiais didáticos (livro eletrônico), materiais adaptados e equipamentos disponíveis nas escolas. 
Programação: 
1.ª Oficina: O processo de alfabetização do estudante cego, estágios do tato, letramento, leitura e escrita do Sistema Braille. 
Realização: 07/10/2015 - horário 10h 
2.ª Oficina: Orientação e Mobilidade (OM) e a Autonomia da pessoa cega nos ambientes escolares. 
Realização: 22/10/2015 - horário 10h 
3.ª Oficina: Atividades da Vida Autônoma e Social - AVA’s, como meio facilitador para a independência dos estudantes cegos e de baixa visão. 
Realização: 11/11/2015 - horário 10h 
4.ª Oficina: Tecnologias Assistivas na educação de pessoas cegas e de baixa visão 
Realização: 27/11/2015 - horário 15h 
Palestrante: Ricardo Jose de Lima 
Área da Deficiência Visual 
Departamento de Educação Especial 
Outras informações com Ricardo José de Lima pelo e-mail [email protected] //  ou com Leocádia Aparecida Galdino pelo e-mail [email protected] //  . Ou ainda pelo telefone (41) 3340-8434. 
Este Blog disponibiliza um acervo com o noticiário sobre as políticas educacionais brasileiras. É parte do Projeto de Extensão Políticas Educacionais na Imprensa Brasileira, coordenado pelo professor Armando C. Arosa, desenvolvido junto ao PROEDES - da UFRJ - O projeto teve início em abril de 2012 e encerrado em janeiro de 2018. Contato-ufrj.proedes@gmail.com ou armando.arosa.ufrj@gmail.com
PESQUISA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário