20 de Agosto de 2015
'Pro Engenharia' oferece oficinas na área de tecnologia e ciências exatas. Escola ainda disponibiliza testes e palestras de orientação para indecisos
Fonte: G1
Para auxiliar em uma das escolhas mais significativas da juventude, uma escola pública da Zona Norte de Manaus implantou o projeto "Pro Engenharia"', que visa despertar nos alunos a afinidade com as áreas de ciências exatas e tecnologia. Por meio do programa, os alunos têm acesso a aulas especiais e oficinas de Física, Química e Robótica.
A iniciativa teve início em 2012, pelo Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Fiqueiredo. A intenção do projeto é ajudar os alunos de Ensino Médio da instituição a escolherem que profissão seguir.
O estudante Rodrigo da Silva, de 17 anos, está no terceiro ano do Ensino Médio e ainda não escolheu qual curso superior deverá cursar. Para ele, o "Pro Engenharia" deve ajudar a despertar novas aptidões.
"O meu processo de escolha está muito complicado, porque a faculdade dos meus sonhos, que é astronomia, não tem aqui e em nenhuma das faculdades do Amazonas. Seria muito complicado para mim mudar para o Rio de Janeiro também, então eu tenho que traçar um plano B e fazer algum curso aqui mesmo", contou Rodrigo.
De acordo com o professor de Física do Ceti, Márcio Vasconcelos, estudantes como Rodrigo devem ter acesso mais amplo às ciências exatas e tecnologia por meio do programa.
"Esse período com certeza é muito importante pois, quando o aluno vem trabalhar em um projeto para o laboratório, ele vai conhecer mais profundamente as áreas das engenharias e assim ele pode optar por qual tipo de engenharia ele pode desenvolver futuramente", explicou.
Para os alunos indecisos ou que já decidiram por áreas como ciências humanas ou saúde, a escola ainda oferece apoio com testes vocacionais e palestras de orientação. "O objetivo maior é que ele siga a carreira que ele almeje", completou a diretora do centro, Amariles Barroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário