PESQUISA

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Professores de Curitiba participam de cursos para usar tecnologias nas salas de aula


27 de Agosto de 2015

Fonte: Nota 10

A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba promove oficinas para orientar e incentivar os profissionais da educação a explorarem o uso de recursos tecnológicos em sala de aula.
São cursos nas áreas de imagem e vídeo, recursos do programa Office, criação de jogos e uso de editores de imagem online que integram a programação da Semana de Tecnologia (Sematec). O evento acontece até esta sexta-feira (28) no Centro de Formação Continuada da Educação, no Centro.

A Sematec é promovida pela Gerência de Tecnologias Educacionais como uma das ações do projeto EduTecnologia, cujo objetivo é inserir e aperfeiçoar as ações de tecnologia no cotidiano do profissional da educação. O evento tem sido o ponto de partida para muitos profissionais que têm vontade de trabalhar com recursos tecnológicos em sala de aula, como a professora Priscila Markir Barth, da Escola Municipal CEI do Expedicionário, no Novo Mundo.

Há três anos, após participar das primeiras formações na área, a professora adotou recursos tecnológicos nas práticas desenvolvidas com 150 estudantes de turmas do 1.º ao 4.º ano, na oficina de Ciência e Tecnologia. A partir da formação recebida, a professora iniciou atividades com edição de texto, jornal eletrônico na escola, gravação e edição em áudio e vídeo. Câmeras fotográficas, celulares, netbooks e outros equipamentos eletrônicos também foram incluídos na realização das atividades.

“Ensinar com tecnologia é aprender a mediar conteúdo pelo recurso, e isso sempre ciente de que o conhecimento precisa ser contextualizado”, diz Priscila. O bom resultado com os estudantes a motivou a professora a buscar mais formação e a ampliar as atividades de ensino integradas à tecnologia. “Como esta área me interessa muito, percebo que com a minha vivência outros professores também vão se interessando pelo assunto. Com isso estamos propagando uma nova forma de pensar a tecnologia na educação”, diz a professora.

Em 2014 a professora participou de formações da Sematec para aperfeiçoar o trabalho com vídeo em sala. Neste ano, Priscila está complementando a formação. “Temos a uma grande chance de aprofundar o conhecimento em tecnologia, além de saber quais são as novidades na área, que está sempre se inovando”, diz a professora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário