PESQUISA

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Pais e alunos dizem que calor intenso gera desconforto e atrapalha aulas

 28 de Agosto de 2015

Escolas em Roraima não têm sistema de climatização nas salas

Fonte: G1
O calor intenso provocado pelo verão na região Norte somado à falta de climatização nas salas de aula das escolas Municipal Roraima e Estadual Mário Quirino, no bairro Buritizal, Zona Sul de Macapá, tem gerado reclamações de pais e estudantes do turno da tarde, matriculados nas instituições.
A administradora Elaine Araújo, de 32 anos, diz que a filha, Ana Beatriz, de 8 anos, aluna da escola Roraima, reclama diariamente do calor e alguma vezes pediu para ficar em casa, justificando não conseguir prestar atenção na aula por causa da temperatura.
“Ela gosta muito de ler e estudar, mas percebi que esta situação atrapalha no aprendizado dela. Minha filha reclama que por causa do calor, não presta muita atenção e isso a desmotiva ir para a escola. Já visitei as salas e percebi que elas só têm ventiladores, que quase não funcionam. Reclamei da situação com a direção, mas nada mudou”, contou.
O estudante do 3º ano do ensino médio da escola Mário Quirino Roberto Ramos, de 18 anos, diz que o calor prejudica as aulas.
“O calor invade as salas e nos primeiros horários é quase impossível acompanhar as aulas. Infelizmente, as centrais de ar na minha sala não funcionam. Estamos no verão e não tem condições de ficar em sala de aula porque não temos nem ventiladores e nem bebedouros suficientes para os alunos”, reclamou.
A Mário Quirino está em reforma desde 2010. Em 2013, o Ministério Público do Estado do Amapá realizou inspeção na escola e detectou que a biblioteca estava funcionando em um banheiro da instituição e que salas de aula foram improvisadas na quadra poliesportiva.
O titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), Marcos Jucá, explicou que a obra terá um reajustamento no contrato, que vai definir a climatização, até meados do mês de setembro.
“Com isso, os alunos poderão estudar com mais conforto. A obra ainda não ficará pronta, mas o problema do calor será amenizado, com as salas climatizadas”, explicou.
O G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para obter informações sobre a escola Roraima, mas até esta publicação não recebeu resposta sobre as solicitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário