PESQUISA

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Extra:Hospitalidade S.A.


31 de Agosto de 2015

Fonte: Nota 10

O Brasil vai sediar o maior evento esportivo do planeta em 2016. Pela primeira vez na história da América Latina vamos receber atletas, delegações e visitantes de mais de 200 nacionalidades diferentes!
Nosso país será o palco de um espetacular encontro de culturas cujo notícia principal será a competição e a busca pelas medalhas olímpicas. Tirando um pouco o foco e atenção sobre este lado já conhecido da superação física nas quadras, nas piscinas e ginásios, lembro que este encontro de povos é na verdade uma aula prática de hospitalidade.
Saber receber o mundo em nossa própria casa vai nos exigir mais do que um sorriso simpático. A recepção e o convívio com pessoas de hábitos, línguas e religiões variadas, de sistemas políticos nem sempre democráticos, de comportamentos, indumentária e gestual surpreendentemente plural e muitas vezes completamente desconhecidos por nós, vai exigir de todos mais conhecimento.
Mais leitura para saber sobre cada país e muita dedicação para acertar no atendimento, no serviço oferecido, nas eventuais emergências. Já tivemos duas amostras similares, durante a Copa e também na Jornada Mundial da Juventude. Mas 2016 será único!
Estamos sendo convocados para um desafio de hospitalidade coletiva que vai ser vitrine para o mundo, que vai servir como exemplo. Mais do que só honrar o mérito esportivo, todos nós seremos desafiados a dar uma aula na arte de receber e respeitar nossos visitantes. Nosso entusiasmo é grande como nosso coração, mas só o improviso não vai dar pé.
Aprender mais sobre os nossos convidados e ampliar a nossa capacitação profissional são obrigações nossas. O mundo vai avaliar a nossa hospitalidade e nossas boas maneiras. Nesse sentido, ter um compromisso com a educação vai fazer toda a diferença para 2016. O cronômetro já foi disparado e estamos todos convocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário