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segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Editorial: Tratar melhor a Educação Infantil

 31 de Agosto de 2015

"A oferta de vagas no Ensino Infantil fica aquém da demanda em todo o país. É uma grande carência que precisa ser equacionada", afirma jornal

Fonte: A Gazeta (MT)
Um fato se repete todos os anos no início do ano letivo. Nas portas das creches imensas filas se formam e até colchões são colocados para que pais durmam na esperança de conseguir uma vaga para colocar os seus filhos e poderem trabalhar com mais tranquilidade. É uma realidade brasileira. A educação infantil carece de mais atenção e a construção de creches é um dos graves problemas que precisam ser olhados com mais carinho pelos nossos políticos que sempre colocam a educação como prioridade mas, na prática, isso nem sempre acontece. Aliás, sempre não acontece.
O Centro de Educação Infantil (CEI) é um modelo implantado pelo governo que dá bons resultados. Oferecem um espaço que reúne jogos, brinquedos e o início do ensino propriamente dito. E um ambiente de brincadeiras, os alunos desenvolvam a linguagem oral e a corporal, a matemática, a socialização e outras competências. Pais chegam a perguntar se a criança vai aprender a ler, devido ao avançado sistema implantado. Não é esse o foco da educação infantil. Tem criança que sai lendo e escrevendo, mas o objetivo principal é trabalhar a socialização, a questão dos valores, da escuta sensível aos alunos. Socialização é parte importante na educação infantil, o impacto da educação infantil é percebido principalmente na autonomia dos alunos. As crianças saem percebendo os direitos e deveres que têm e sabendo respeitar os demais. Essa parte social é a mais importante.
No entanto, a oferta de vagas no ensino infantil fica aquém da demanda em todo o país. É uma grande carência que precisa ser equacionada.
A pré-escola, voltada para crianças de 4 e 5 anos passará a ser obrigatória no ano que vem e o Brasil terá que atender a todas as crianças que estão fora da escola. Ao todo são 790 mil. Universalizar o acesso à pré-escola é um objetivo que precisa ser alcançado., mas não é uma tarefa das mis fáceis devido ser um problema que vem se arrastando ha muitos anos. O próprio conceito de creche foi mudado, sendo hoje o inicio da educação infantil propriamente dito isso precisa ser entendido.
A educação infantil é começo de tudo, é a raíz de uma árvore que precisa ser regada pois ela vai crescer para dar bons frutos. Creche não é um benefício apenas para crianças mas sim tambem para os seus pais que confiança nesse sistema para eixar os seus filhos, trabalhar s garantir o sustento da família. A carência na educaão infantil acontece em todo Brasil e não se fala invstimentos no setor. Fala-se muito em Fies, em ensino médio, porém, pouco e fala em construir creches e ampliar a oferta de Centros de Educação Infantil no Brasil. Isso peisa ser olhado com mais carinho.

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