Este Blog disponibiliza um acervo com o noticiário sobre as políticas educacionais brasileiras. É parte do Projeto de Extensão Políticas Educacionais na Imprensa Brasileira, coordenado pelo professor Armando C. Arosa, desenvolvido junto ao PROEDES - da UFRJ - O projeto teve início em abril de 2012 e encerrado em janeiro de 2018. Contato-ufrj.proedes@gmail.com ou armando.arosa.ufrj@gmail.com
PESQUISA
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
Crianças participam pela primeira vez de conferência para discutir seus direitos
21 de Agosto de 2015
Fonte: Nota 10
Crianças e adolescentes foram os protagonistas da 8.ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba, que começou na manhã de quinta-feira (20). Pela primeira vez, o evento realizado pela Fundação de Ação Social (FAS) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) reuniu, além de representantes da sociedade civil e de órgãos ligados à defesa dos direitos da infância e juventude, crianças e adolescentes que irão debater com os adultos ideias para a elaboração e implementação do Plano Decenal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Curitiba.
Hellena Sarah Dutra de Miranda, de 9 anos, e José Alceu de Meira Lima, 13 anos, emocionaram a plateia ao representarem na mesa de abertura as crianças e adolescentes de Curitiba. “Sei que é a primeira vez que crianças têm o poder de voz e o poder de voto e aqui eu vou escutar muito e poder contribuir”, disse Helena.
José Alceu fez com que todas as crianças e adolescentes que foram eleitos delegados nas pré-conferências regionais de Curitiba se levantassem e recebessem os aplausos dos demais participantes. “Estou aqui representando todos os adolescentes de Curitiba e quero fazer isso muito bem. Porque todos nós temos o direito à vida e de viver dignamente como qualquer cidadão brasileiro de direitos”, afirmou.
Como delegados, os 54 adolescentes e nove crianças poderão deliberar sobre os temas debatidos na Conferência, que nesta edição discute o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além dos pontos que deverão ser abordados no Plano Decenal de Curitiba, que deverá ficar pronto até o final de 2016.
O primeiro dia de evento ainda apresentou uma oficina do projeto Educomunica Curitiba, realizada pelo Centro Cultural Humaitá e Parafuso Educomunicação com apoio do Comtiba, na qual 20 adolescentes realizaram uma cobertura jornalística do evento.
A programação segue nessa sexta-feira (21) com a apresentação do documento oficial da Conferência Municipal e o anúncio da nomeação dos delegados eleitos para a Assembleia Regional e, posteriormente, para a Conferência Estadual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário