Este Blog disponibiliza um acervo com o noticiário sobre as políticas educacionais brasileiras. É parte do Projeto de Extensão Políticas Educacionais na Imprensa Brasileira, coordenado pelo professor Armando C. Arosa, desenvolvido junto ao PROEDES - da UFRJ - O projeto teve início em abril de 2012 e encerrado em janeiro de 2018. Contato-ufrj.proedes@gmail.com ou armando.arosa.ufrj@gmail.com
PESQUISA
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Chefes de Núcleos da Educação conhecem sistema de Gestão da Informação
26 de Agosto de 2015
Fonte: Nota 10
Os chefes dos 32 Núcleos Regionais da Educação do Paraná conheceram, na terça-feira (25), o funcionamento do sistema de Gestão de Informações do governo estadual e como a Tecnologia da Informação é aplicada à gestão pública. A apresentação foi feita pelo presidente da Celepar, Jacson Leite, com a presença da secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, e de chefes de departamentos da Secretaria da Educação.
“A gestão correta da informação permite fazer um governo inteligente. Com dados e informações corretos e atualizados em mãos, tanto o governador quanto os secretários podem planejar políticas públicas e projetos, tomando decisões precisas”, explicou Jacson Leite. No caso da educação, há dados disponíveis sobre unidades escolares, matrículas, merenda.
O encontro, na sede da Celepar, fez parte das reuniões realizadas entre a Secretaria da Educação e as chefias de Núcleo, na segunda e terça-feira, em Curitiba. Ao longo da programação foram abordados temas pedagógicos, planejamento estratégico, uso de tecnologia nas unidades escolares e obras de escolas. O objetivo é manter todas as chefias de Núcleo atualizadas em relação ao trabalho da Secretaria, bem como colher sugestões.
Meta - Durante os debates, a secretária Ana Seres destacou o programa Minha Escola Tem Ação - Meta, que tem como foco a melhoria da qualidade da educação e redução dos índices de evasão escolar. As ações do programa envolvem as áreas de formação continuada, ampliação de jornada, mobilização da comunidade escolar, tecnologia educacional, práticas pedagógicas, gestão, além de prever a consolidação e monitoramento do projeto político pedagógico e do plano de ação das escolas.
“O Meta é o nosso carro-chefe, está inserido no Plano Plurianual e terá previsão orçamentária”, afirmou a secretária. A superintendente da Educação, Fabiana Cristina Campos, disse que todas as ações desenvolvidas nas escolas precisam estar alinhadas ao Meta e ao Plano Estadual de Educação, que é lei desde o mês de junho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário