03 de Julho de 2015
A taxa de conclusão do Nível Médio no Estado (41,3%) é a oitava pior do país
Fonte: D24am
No Amazonas, 41,3% dos estudantes concluíram, em 2013, o Ensino Médio até os 19 anos. A idade é considerada adequada, segundo o movimento da sociedade civil Todos Pela Educação (TPE). A meta intermediária definida pelo movimento para aquele ano era 63,7%, segundo o relatório ‘De Olho nas Metas’, divulgado nesta quinta-feira (2) pelo movimento TPE.
Publicado a cada dois anos, o documento tem o objetivo de acompanhar os indicadores educacionais do Brasil. Os resultados desta edição referem-se aos anos de 2013 e 2014.
A taxa de conclusão do Nível Médio no Estado (41,3%) é a oitava pior do País, a frente apenas do Maranhão (41,2%), Rondônia (41%), Mato Grosso do Sul (40,6%), Sergipe (40%), Alagoas (37,5%), Bahia (36,5%) e Pará (34%). Na Região Norte, 39,8% dos estudantes concluíram o Ensino Médio até os 19 anos e no Brasil 53,3%, de acordo com o relatório.
A taxa de conclusão do Nível Médio no Estado (41,3%) é a oitava pior do País, a frente apenas do Maranhão (41,2%), Rondônia (41%), Mato Grosso do Sul (40,6%), Sergipe (40%), Alagoas (37,5%), Bahia (36,5%) e Pará (34%). Na Região Norte, 39,8% dos estudantes concluíram o Ensino Médio até os 19 anos e no Brasil 53,3%, de acordo com o relatório.
Para Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do TPE, o percentual de jovens que conseguem concluir o Ensino Médio até os 19 anos ainda é baixo e vem crescendo em ritmo lento. “Esse indicador mostra que uma parcela significativa da população com idade entre 15 e 17 anos abandona a escola precocemente ou fica retida na etapa anterior, o Ensino Fundamental”, afirmou.
Segundo ela, o PNE prevê a criação de um programa nacional de renovação do Ensino Médio, a fim de atrair os jovens com práticas pedagógicas interdisciplinares e estruturadas pela relação entre teoria e prática. “Mas é preciso levar em conta que políticas voltadas ao Ensino Médio podem ser inócuas caso não haja a mesma atenção com os anos do Ensino Fundamental”.
No Amazonas, em 2013, a taxa líquida de matrícula no Ensino Médio era de 45,5%.
João Paulo Oliveira, de 19 anos, é um exemplo dos jovens que decidiram abandonar o Ensino Médio aos 17 anos e optar por obter a certificação do nível por meio da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
João Paulo Oliveira, de 19 anos, é um exemplo dos jovens que decidiram abandonar o Ensino Médio aos 17 anos e optar por obter a certificação do nível por meio da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
“Não tinha nada na escola que me atraia. Conversei com meus pais e juntos decidimos que eu iria para um cursinho para me preparar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tiraria meu certificado pelo EJA. Quando fiz 18 anos consegui concluir todo o Ensino Médio em três meses. Fiz o Enem, passei e hoje estou na faculdade”, contou.
No Ensino Fundamental, 54,8% conseguiram se formar até os 16 anos, na Região Norte. O relatório não traz dados estaduais nesse nível de estudo. A meta prevista era de 84%. Segundo o TPE, 93,6% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos estavam matriculados neste nível de estudo em 2013, no Estado.
Até 2022, prazo estipulado pelo TPE para atingir todas as metas, pelo menos 95% dos jovens brasileiros de 16 anos deveriam completar o Ensino Fundamental, e 90% dos jovens de 19 anos deveriam concluir o Ensino Médio.
Ideb
O relatório de ‘De Olho nas Metas’ traz ainda o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, no Ensino Médio. Com queda de 11,8% na nota, o Amazonas perdeu seis posições no ranking e ficou na 17ª posição. As notas caíram em 16 redes estaduais, entre 2011 e 2013.
Apenas nove Estados crescimento; Goiás lidera o ranking, com 3,6, de acordo com dados a serem divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira. Os dados foram obtidos pelo jornal O Glob, que publicou em seu site na internet.
O Amazonas tinha nota 3,4 em 2011 e passou para 3 em 2013, uma diferença de 11,8%. Apenas cinco Estados estão acima da meta projetada para 2013 na rede estadual para o Ensino Médio: Amazonas, Piauí, Pernambuco, Goiás e Rio de Janeiro. Um Estado igualou a meta: Mato Grosso do Sul. Os outros 20 estados mais o Distrito Federal ficaram abaixo da meta esperada. As redes estaduais concentram cerca de 80% das matrículas do País.
Metas
São cinco metas monitoradas no documento: 1 - Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; 2 - Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; 3 - Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano; 4 - Todo jovem com ensino médio concluído até os 19 anos; 5 - Investimento em educação ampliado e bem gerido.
O relatório mostra que, ainda em 2013, o investimento público direto em educação no Brasil foi 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados de investimento específico em educação básica estão no patamar de 4,7%, o que mostra uma tendência de crescimento desde 2000, quando o investimento era 3,2%.
Outros dados do AM
Crianças de 0 a 3 anos que frequentam a escola: 6,3%
Crianças de 4 a 5 anos que frequentam a escola: 70,8%
Educação Inclusiva: 74,3%
Educação Integral: 10,5%
Educação Profissional: 13,1%
Taxa de Alfabetização: 92,7%
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