Este Blog disponibiliza um acervo com o noticiário sobre as políticas educacionais brasileiras. É parte do Projeto de Extensão Políticas Educacionais na Imprensa Brasileira, coordenado pelo professor Armando C. Arosa, desenvolvido junto ao PROEDES - da UFRJ - O projeto teve início em abril de 2012 e encerrado em janeiro de 2018. Contato-ufrj.proedes@gmail.com ou armando.arosa.ufrj@gmail.com
PESQUISA
terça-feira, 12 de maio de 2015
Instituto de pesquisa faz acordo para projetos educacionais
12 de Maio de 2015
Fonte: Nota 10
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinou acordo para o desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas, além de intercâmbio de especialistas, promoção de seminários e publicações sobre educação. O entendimento foi assinado ontem (11) com a Organização dos Estados Ibero-americanos para fortalecer estudos em áreas como educação, ciência, tecnologia e cultura.
O acordo prevê o acesso e a produção conjunta de informações estatísticas e atividades de formação de seus quadros de pessoal. Para o secretário-geral da organização, Paulo Speller, a ideia é formalizar a boa relação mantida com o Inep. “Tem sido uma das instituições que mais têm nos apoiado. Trata-se de uma instituição com grande envergadura de trabalho e respeitabilidade”, destacou.
Um segundo acordo foi assinado pela Fundação SM e União de Nações Sul-americanas. O convênio visa a fortalecer a parceria entre as instituições na criação e no desenvolvimento de projetos em educação, valores, leitura e formação de docentes. A Fundação SM é espanhola e financia atividades destinadas à melhoria da qualidade e equidade na educação em países pobres da América Latina.
O convênio prevê um concurso ibero-americano de boas práticas em educação em defesa dos direitos humanos nas escolas e a colaboração com a Catedral da Paz, do governo da Colômbia, para o desenvolvimento da educação e da cultura em regiões menos favorecidas.
“Somos a região do século 21 e o elemento que vai nos colocar como região líder será a educação”, avaliou o diretor da Fundação SM, Leoncio Fernandez. O secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, lembrou que o órgão trabalha em busca do fortalecimento da democracia e que o acordo deve contribuir para preservar o processo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário