PESQUISA

sábado, 3 de janeiro de 2015

Não há crise no Ensino Médio, diz secretário

03 de janeiro de 2015
DE acordo com levantamento do Todos Pela Educação, pouco mais da metade dos alunos cearenses concluem o Ensino Médio na idade adequada, aos 19 anos

Fonte: O Povo (CE)

O titular da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), professor Maurício Holanda Maia, afirmou que o ensino médio no Ceará não passa por uma crise. Isso porque, segundo ele, os índices dessa etapa da educação nunca atingiram níveis satisfatórios nem no Ceará nem em nenhuma outra parte do País. “Crise é quando tudo está muito bem. O ensino médio brasileiro nunca foi bom. A gente precisa rever a avaliação”, pondera ele.
O diagnóstico foi apresentado quando o secretário foi questionado sobre os desafios do ex-governador Cid Gomes ao assumir o Ministério da Educação (MEC) e, por conseguinte, reverter os índices de abandono e evasão alcançados pelo ensino médio no País. Segundo Holanda, é natural que os ensinos infantil e fundamental avancem mais em pesquisas. Como o estudo divulgado no mês passado pela ONG Todos pela Educação, no qual foi relevado que pouco mais da metade dos alunos cearenses concluem o ensino médio na idade adequada, aos 19 anos.
“Uma etapa depende da outra. Começamos a conseguir bons índices nos ensinos infantil e fundamental no governo do Cid no Ceará. O ensino médio é uma consequência disso. Grandes desafios que não foram resolvidos em dois ou quatro anos, mas o ensino médio brasileiro vem melhorando”, evidencia.
Para Holanda, reverter o abandono é sinônimo de fazer essa etapa do estudo mais atrativa para o estudante. “Precisamos perguntar para o estudante o que ele quer agregar à escola. Ele pode contribuir, dar a opinião e formar novas ideias e construir um novo ensino médio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário