PESQUISA

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Projeto autonomia, de aceleração escolar, forma quase 13 mil alunos

18 de dezembro de 2014
Graças ao projeto Autonomia, 12.924 estudantes conseguiram se formar nos Ensinos Médio e Fundamental

Fonte: O Globo (RJ)

As mãos trêmulas depois de subir ao palco do auditório da sede da Secretaria estadual de Educação, na tarde de ontem, para receber o certificado de conclusão do Ensino médio, davam uma ideia da emoção que aquele momento trouxe para Jennipher Rodrigues Borges, de 19 anos.
De aluna desestimulada, que tinha repetido de ano três vezes, ela agora sonha em ser papiloscopista. Somente este ano, assim como Jennipher, outros 12.924 estudantes conseguiram se formar nos Ensinos médio e fundamental graças ao projeto Autonomia, programa de aceleração de aprendizagem desenvolvido em parceria entre o estado e a Fundação Roberto Marinho.
- Quando tive minha filha (hoje com 2 anos), acabei abandonando a Escola. Mas meu avô e minha mãe me incentivaram a voltar. No Autonomia, eu me senti estimulada a prosseguir. Acho que o foco nas atividades em grupo e o fato de termos apenas um Professor que dava aula para a nossa turma fizeram com que todos se unissem, o que foi fundamental para esta conquista - diz a orgulhosa formanda do Ciep Djalma Maranhão, em Itaguaí.
Total de 62 mil estudantes
Desde 2009, o Autonomia, que tem como base a consagrada metologia do Telecurso - tecnologia educacional reconhecida e adotada como política pública pelo Ministério da Educação (MEC) -, já promoveu a aceleração Escolar de 62.918 estudantes de todo o estado, que estavam com defasagem idade-ano. Ontem, no auditório da Secretaria de Educação, 200 Alunos representaram todos aqueles que concluíram o curso este ano. Formanda do Ensino fundamental, Stephany Borges de Farias, de 18 anos, do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, não escondia o sorriso e indicou que a conquista foi apenas o começo:

- Eu estava no 5º ano do Ensino fundamental aos 17 anos, quando me toquei de que nem tudo na vida é brincadeira. Já queria ter um trabalho, mas para ter um bom trabalho sabia que precisaria estudar. Agora, é me dedicar cada vez mais à matemática porque meu sonho é fazer, em breve, uma faculdade de engenharia civil.
A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão; do secretário de Educação, Wilson Risolia; do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; e da gerente geral de Educação e Implementação da instituição, Vilma Guimarães. O evento foi apresentado pelo ator Marcelo Melo Jr., que recentemente ganhou o quadro "Dança dos Famosos", no "Domingão do Faustão".
Vilma Guimarães destacou a importância do programa Autonomia no desenvolvimento de aptidões, como o trabalho em grupo e o raciocínio lógico, sempre agregados a valores éticos. Em seu discurso, Risolia lembrou de seu passado de estudante, quando o supletivo, antigo sistema de aceleração Escolar, o ajudou a se formar.
- A vida é feita de um passo de cada vez. Ao longo desse curso vocês deram vários deles. Talvez não tenham a noção disso hoje, que é um dia festivo, mas quando vocês pararem e pensarem nos exemplos que foram colocados aqui, como dos colegas que hoje estão fazendo faculdade pública, vão perceber o trabalho que foi realizado - afirmou o secretário.
Superação em Friburgo
Também subiram ao palco, ex-Alunos do Autonomia que hoje já estão cursando a faculdade. Cristiano Pires de Oliveira, de 21 anos, morador de Nova Friburgo, falou do seu duplo exemplo de superação. Em 2011, logo após a tragédia que assolou a cidade, ele resolveu engrenar nos estudos. Hoje, faz o curso de história.
- O Autonomia foi como uma mão amiga quando eu mais precisava - definiu ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário