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quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Opinião: Formação Continuada - Projeto Sala de Educador

17 de dezembro de 2014
"É de suma importância focar o planejamento das políticas públicas em ações de formação, que tenham como meta uma aprendizagem docente", afirma Irene Costa

Fonte: A Gazeta (MT)

A atividade Docente é complexa (Formosinho, 2009; Garcia, 1999) e exige uma formação contínua para enfrentar os dilemas lançados pela prática. O Projeto Sala de Educador, pensado para reforçar o potencial formativo do ambiente de trabalho, objetiva fortalecer a formação no interior da Escola com foco no contexto do ofício Docente.
Para Imbernón (2005), a Escola considerada lócus de formação é mais que a simples mudança de ambiente formativo. Envolve planejamento entre formadores e Professores para organizar os programas de formação, redefinir seus conteúdos, suas estratégias, seus protagonistas e seus propósitos. Devem estar definidas as necessidades para melhorar a qualidade do Ensino e da aprendizagem dos Professores, na sala de aula e na Escola.
Finda-se mais um ano. Foram oitenta horas de formação. É momento de avaliar os resultados dos esforços despendidos. Àqueles que participaram e tiveram a frequência e assiduidade conforme orientativos receberam seus certificados. E a aprendizagem como foi? O que se aprendeu? O que mudou na prática Docente? Quais mudanças foram implementadas no trabalho colaborativo na Escola? A escolha das temáticas de formação contribuiu para resolver as problemáticas enfrentadas no cotidiano Docente e institucional? Para escolher as temáticas de estudos foi realizado um diagnóstico, a partir do Projeto Político Pedagógico, de modo que se permita refletir? O que os Professores precisam saber? O que falta trabalhar? O que sabemos sobre determinado tema que já foi trabalhado? Em que precisamos avançar, nisso que já estudamos? Será que é isso mesmo que é preciso estudar? De que valeu o estudo realizado durante esse ano?
Nessa perspectiva, Abdala (2006) lembra que é preciso que com a política de formação, formadores e Professores compreendam melhor o que lhes faltam, o que desejam e o que querem melhorar para orientar o olhar durante o período de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação da formação.
O diagnóstico da formação e as temáticas desenvolvidas no Projeto Sala de Educador devem contribuir para se alcançar esse objetivo. Acredita-se que o desenvolvimento profissional do Professor depende, portanto, das interpretações que ele realiza sobre os dilemas da prática, de como a repensa e possibilita sua (re) criação, sua avaliação e seu (re) planejamento. "É na Escola e no diálogo com os outros Professores que se aprende a profissão" (Nóvoa, 2009, p. 30).
Para isso, faz-se necessário que gestores educacionais, nas diversas instâncias, se atentem no sentido de orientar e fazer o acompanhamento das políticas de formação, no sentido da construção de um paradigma colaborativo entre os Docentes, pois o modo como os Professores elaboram, utilizam, transformam, interpretam as relações no espaço educativo e as integram nas estratégias que utilizam para resolução dos problemas da prática, configura elementos que podem se transformar em fontes ricas de oportunidade para pôr em movimento os programas de formação continuada centrada na Escola.
Portanto, "não é possível continuar formando um Professor para uma realidade diferente daquela que ele terá que enfrentar, [...]" (D"Agostini, 2010), por isso, é de suma importância focar o planejamento das políticas públicas em ações de formação, que tenham como meta uma aprendizagem Docente evidenciada na melhoria da aprendizagem dos Alunos.
*Irene Costa é mestre em Educação e Professora da rede pública há 24 anos

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