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terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Apenas 13,8% dos alunos do Ensino Médio atingiram meta de matemática no RS em 2013

23 de dezembro de 2014
Dados do movimento Todos pela Educação mostram que alunos gaúchos estão aquém das metas estipuladas em matemática e língua portuguesa

Fonte: Zero Hora (RS)

O pacote de resultados divulgados nesta terça-feira pelo Movimento Todos pela Educação não é o que se pode chamar de presente de Natal para o Rio Grande do Sul. O Estado só conseguiu chegar aos índices definidos para 2013 no 5º ano do Ensino Fundamental (EF). Em matemática, chega a superá-los, mas nos outros anos escolares não conseguiu atingir o mínimo estipulado. E há dados preocupantes.
A avaliação considerou o desempenho de estudantes de todo o país do 5º e do 9º anos do EF e do 3º ano do Ensino Médio (EM) em língua portuguesa e matemática na chamada terceira meta, que almeja alunos com aprendizado adequado ao seu ano escolar, e é divulgada de dois em dois anos.
Entre os alunos gaúchos do 3º ano do EM, por exemplo, apenas 13,8% tem um conhecimento em matemática de acordo com o que se espera para quem está deixando a educação básica. A meta para o Rio Grande do Sul nesta disciplina era de 38,4%. Em língua portuguesa, a situação não é menos preocupante: menos de 38% dos alunos do 3º ano do Estado tem o desempenho esperado.
Em ambas as disciplinas, tanto no 3º ano do EM quanto no 9º ano do EF, nenhum Estado brasileiro conseguiu atingir os objetivos na meta 3, considerada a mais importante entre as cinco traçadas pelo movimento Todos pela Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2006.
— Esses números nos dão uma boa notícia e outra ruim, que serve como um alerta. A boa é que, no 5º ano do Ensino Fundamental, a melhoria dos resultados cresce tanto quanto o previsto. A ruim é que ela se perde nos anos finais do Ensino Fundamental e entra em crise no Ensino Médio. O desempenho do aluno no início não se mantém ao longo dos outros anos — lamenta a diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Sobre o desempenho do Rio Grande do Sul, que apesar de ruim supera em todos os anos escolares os índices nacionais, a diretora do movimento destaca duas particularidades da educação gaúcha que comprometeriam o sucesso total na meta: a falta de continuidade nos projetos de educação — a alternância de governos se sobreporia a um plano de longo prazo — e o comprometimento do orçamento da educação com a enorme folha de pagamento.
— São dois pontos bem importantes no cenário do Rio Grande do Sul. Mas os resultados são um grito de urgência, que mostra como o sistema de educação no Brasil está equivocado. Precisamos de uma nova escola — diz Priscila.
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A avaliação do movimento Todos pela Educação leva em consideração os desempenhos dos alunos na Prova Brasil do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação informou que os dados serão analisados pelo secretário para que ele possa comentá-los.
Sobre as metas do Todos Pela Educação
O TPE, fundado em 2006, definiu cinco metas para que até 2022, ano do bicentenário da independência do país, o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à educação de qualidade. São elas
1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
3. Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano
4. Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído
5. Investimento em educação ampliado e bem gerido

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