26 de novembro de 2014
Lei federal 12.796, que determina que todas as crianças sejam matriculadas na Educação Básica a partir dos quatro anos em 2016, tem reflexos em todo o Estado
Fonte: Diário Catarinense (SC)
A lei federal 12.796, que determina que todas as crianças sejam matriculadas na Educação básica a partir dos quatro anos em 2016, tem reflexos em todo o Estado. Entre nove cidades consultadas, Blumenau foi a única que já decidiu reduzir o Ensino integral e oferecer apenas meio período para crianças de cinco anos a partir de 2015.
De acordo com a secretária de Educação do município, Helenice Glorinha Machado Luchetta, a redução da carga horária atingirá cerca de 10% das 12.930 crianças atendidas. Ela justifica a alternativa adotada pela cidade por essa faixa etária contar com o menor número de Alunos e, por isso, afetar menos famílias.
O município de Gaspar, que a partir dos cinco anos só atende em turno parcial, não terá alterações no ano que vem, mas, conforme a diretora de Educação infantil, Sanira Cristina Dias, dependendo da procura entre quatro e cinco anos, o atendimento pode deixar de ser integral.
Em Rio do Sul, onde todas as 3.411 crianças são atendidas em período integral, não há previsão de reduzir as jornadas de quem já está matriculado. Segundo a chefe da Divisão de Educação infantil, Marli Kamitz Munzfeld, mesmo com a nova determinação, não devem ocorrer mudanças. Ela afirma que estão sendo construídas mais quatro salas para receber crianças de quatro a cinco anos, nos períodos integral e parcial.
FLORIANÓPOLIS E ITAJAÍ TERÃO PERÍODO INTEGRAL
Em Joinville, onde o número de crianças atendidas passará de 12 mil para 13.750 até o começo do ano que vem, a prefeitura está comprando vagas em Creches particulares. Para 2015, a projeção é adquirir 3.599 vagas.
Em Joinville, onde o número de crianças atendidas passará de 12 mil para 13.750 até o começo do ano que vem, a prefeitura está comprando vagas em Creches particulares. Para 2015, a projeção é adquirir 3.599 vagas.
Apesar do aumento da demanda, Florianópolis e Itajaí não avaliam reduzir os turnos. Na Capital, onde são atendidas 12.237 crianças na rede pública, 73,3% em tempo integral, a prefeitura planeja abrir até o final de 2016 sejam cerca de 4 mil vagas para que o atendimento em período integral atinja todas as vagas.
Anunciada no meio do ano, a decisão da Prefeitura de Blumenau de reduzir o turno integral para Alunos de cinco anos será tema de assembleia pública hoje, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores da cidade. Foram convidados representantes do Executivo, Judiciário, sindicatos, pais, Professores e outros setores.
Matéria publicada apenas em veículo impresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário