PESQUISA

terça-feira, 7 de outubro de 2014

secretaria da Educação do Estado seleciona projetos estruturantes de arte e cultura para etapa final

07 de Outubro de 2014

Fonte:ASCOM-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA


 Pro­fis­si­o­nais li­gados à mú­sica, ci­nema, li­te­ra­tura e dança estão reu­nidos, nesta terça (7/10) e quarta-feira (8/10), no Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT), na Av. Pa­ra­lela, em Sal­vador, para a pré-se­leção es­ta­dual das obras do VII Fes­tival Anual da Canção Es­tu­dantil (Face), VI Tempos de Arte Li­te­rária (TAL) e II Pro­du­ções de Ví­deos Es­tu­dantis (Prove), além da I Mostra de Dança Es­tu­dantil – al­guns dos pro­jetos es­tru­tu­rantes de arte e cul­tura de­sen­vol­vidos pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia. Os ju­rados estão ana­li­sando os tra­ba­lhos que irão par­ti­cipar da final es­ta­dual, nos dias 28 a 30 de ou­tubro, na Itai­pava Arena Fonte Nova, na ca­pital baiana, du­rante o 3º En­contro Es­tu­dantil Todos pela Es­cola: arte, ci­ência, es­porte e cul­tura.

Os pro­jetos são pro­ve­ni­entes de di­versas re­giões do Es­tado. Para o Face, vão ser se­le­ci­o­nados 15 entre 33 can­ções da au­toria de es­tu­dantes. Pi­o­neiro na im­ple­men­tação de po­lí­ticas pú­blicas cul­tu­rais com a ju­ven­tude es­tu­dantil no campo da mú­sica, o Face é re­a­li­zado, desde 2008, em três fases: cri­ação mu­sical e re­a­li­zação de mi­ni­fes­ti­vais es­co­lares; re­a­li­zação de 33 fes­ti­vais re­gi­o­nais nas Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação (Direc), além do fes­tival es­ta­dual, com a par­ti­ci­pação de mais de cinco mil es­tu­dantes.
 Já os ju­rados do Tempos de Arte Li­te­rária (TAL), es­co­lhem 33 das 99 (três de cada Direc) que che­garam a esta etapa, en­quanto que o Prove se­le­ciona 15 ví­deos dos 33 fi­na­listas (um de cada Direc). O Prove tem con­tri­buído para de­sen­volver o po­ten­cial edu­ca­tivo e ar­tís­tico por meio da ex­pe­ri­ência fíl­mica, a cri­ação de ro­teiros e de ví­deos para a pro­dução, di­ver­si­fi­cação e so­ci­a­li­zação de sa­beres.

No­vi­dade – Para am­pliar o leque das ex­pres­sões ar­tís­ticas, a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado avançou em prol do for­ta­le­ci­mento do en­sino das artes, agre­gando, este ano, ati­vi­dades de dança nos en­con­tros es­tu­dantis pro­du­zidos pelas es­colas. A 1ª Mostra de Dança Es­tu­dantil tem como prin­cipal ob­je­tivo a va­lo­ri­zação da dança nas es­colas es­ta­duais. O júri ana­lisa 11 tra­ba­lhos.

“Acho muito im­por­tante estes pro­jetos de cul­tura e arte re­a­li­zados pela Se­cre­taria da Edu­cação para os es­tu­dantes. É uma opor­tu­ni­dade para que eles possam mos­trar a cri­a­ti­vi­dade. Esse en­vol­vi­mento com as artes é sau­dável para, in­clu­sive, a evo­lução como ser hu­mano”, disse o cantor e com­po­sitor Jota Ve­loso, um dos ju­rados do Face.

O ma­estro Fred Dantas, outro ju­rado do Face, também elogia a ini­ci­a­tiva.  “Os pro­jetos têm re­ve­lado muitos ta­lentos, e o Face, em es­pe­cial, tem in­cen­ti­vado a cri­a­ti­vi­dade mu­sical tra­du­zida em le­tras con­tun­dentes, com con­teúdos edu­ca­tivos. Já tive a opor­tu­ni­dade de cons­tatar nas edi­ções an­te­ri­ores que o nível das com­po­si­ções é muito bom”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário