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sábado, 25 de outubro de 2014

Rio 2016 leva jogos para as escolas

25 de outubro de 2014
Programa "Transforma" oferece material didático e qualifica professores para que esportes olímpicos cheguem a todos os estudantes

Fonte: O Globo (RJ)

O legado das Olimpíadas no Rio de Janeiro é debatido sempre que surge oportunidade. Fala-se muito em instalações esportivas e na formação do atleta de rendimento, mas pouco é dito sobre os benefícios para os cidadãos. Para fazer o legado social chegar até essa "gente comum", o Comitê Rio 2016 foca nas Escolas, usando o programa "Transforma". Os organizadores da competição querem que crianças de Escolas públicas vivenciem o espírito olímpico e paralímpico, experimentem as modalidades e se engajem no maior evento esportivo do planeta. 
- Também vamos levar o Transforma para as Escolas privadas - adianta Mariana Behr, gerente-geral de Educação do Comitê.
O Rio 2016 fornece material didático para as Escolas, qualifica multiplicadores, como Professores de Educação física, Alunos e funcionários das Escolas, leva oficinas práticas às instituições de Ensino e propõe desafios para a comunidade.
- Propomos desafios com temas e a comunidade se envolve para desenvolver as atividades. Já usamos "jogo limpo" e "Escola solidária" como temas, e estamos lançando um desafio para as Escolas mostrarem a cidade para a mascote das Olimpíadas - acrescenta Mariana.
O Professor Henrique Marcílio adotou o programa por sugestão da direção da Escola onde leciona, a Malba Tahan, em Irajá, que recebeu o convite do Comitê, e fez a qualificação. Ele diz que já estimulava a prática dos esportes olímpicos entre os Alunos, mas revela que o material didático desenvolvido pelo Rio 2016 ajudou no desenvolvimento das atividades.
- Conseguimos sistematizar melhor o que já fazíamos anteriormente com os Alunos - afirma Marcílio.
Recentemente, o Comitê lançou o "Guia Escolar paralímpico", uma publicação única no mundo que aborda a história dos jogos adaptados e que sugere atividades para serem aplicadas nas Escolas. Com base nisso, os Alunos da Malba Tahan já jogaram golbol, vôlei sentado e futebol de cinco e fizeram corrida adaptada para deficientes visuais.
Para o Professor, esse é o maior legado que os jogos podem deixar.
- Se os Professores tiverem a atitude de agregar as atividades nas Escolas, certamente vamos ter um grande legado - afirma Marcílio.
Na avaliação de Mariana Behr, a semente do legado já está plantada:
- Todos estão realmente abraçando o projeto. É gratificante ver como trabalham os valores olímpicos e paralímpicos.
O material didático fica disponível para consulta no site .

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