PESQUISA

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Para incentivar alunos, escola do RS transforma leitura em tarefa de aula

01 de outubro de 2014
Duas vezes por semana, alunos param suas tarefas para ler obras. IBGE diz que apenas 6 minutos por dia, em média, são dedicados à leitura

Fonte: G1

Uma escola de São Leopoldo, no Vale do Sinos no Rio Grande do Sul, mostrou que é possível incentivar os alunos a ler. A instituição transformou a leitura em uma tarefa de sala de aula. E os benefícios aos estudantes já começaram a aparecer, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, programa da RBS TV (veja o vídeo).
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em média, são usados apenas seis minutos do dia para a leitura. As crianças e adolescentes, por exemplo, muitas vezes esquecem da importância do hábito.
“Eu lia, mas eu tinha que abrir mão de algumas coisas. Tipo, quando eu ia ler, eu não fazia um tema”, relata o estudante João Felipe Dias Lunardi.
A escola de São Leopoldo resolveu, então, incentivar os estudantes a dedicar tempo maior para os livros. Duas vezes por semana, todo mundo precisa parar o que estiver fazendo para se dedicar à prática. Cada aluno pode escolher a obra que quiser. São 15 minutos reservados só para isso, seja na sala de aula, ginásio ou pátio.
“Eu achei ótimo, porque dá para colocar a leitura obrigatória para o vestibular em dia”, comemora a estudante Brenda Pedroso.
Na casa de Lucas, também aluno da escola, ler sempre foi uma regra. Na infância, o incentivo veio dos pais. E, depois que o projeto começou na escola, todo mundo passou a ler mais.
“É prazeroso ler. Primeiro porque a gente vai descobrindo novas coisas. E a gente, em qualquer área, pode usar os livros como objeto de pesquisa, principalmente para que a gente melhore o vocabulário, a escrita, para que tenhamos um melhor diálogo com qualquer pessoa”, destaca Cristina Katsurayano, mãe de Lucas.
“Com o projeto, a gente ganha um tempo para iniciar a leitura e pegar o gosto. A gente aprende muito em questão de organização, compreensão, vocabulário e concentração”, completa o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário