PESQUISA

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Opinião: A Educação e os pais

22 de outubro de 2014
"O Estado não cumpre a sua parte, na sua opinião? E você, o que faz?", questiona Mauricio Fernandes Pereira

Fonte: Diário Catarinense (SC)

Na última década, acompanhamos um crescimento silencioso, constante e consistente que os países asiáticos fizeram e estão ainda fazendo na Educação. Destaque visível para a China (Xangai e Hong Kong), Malásia, Cingapura, Taiwan e Indonésia, sem contar o Japão. Todos esses países estão experimentando considerável crescimento em seus índices educacionais. Logo, não há necessidade de muitos estudos para concluir que serão as potências mundiais do futuro, neste e em outros quesitos.
Pesquisa recente divulgada pelo HSBC constata que a média mundial dos pais que poupam para a Educação dos filhos é de 65% em um levantamento com 15 países, as seis primeiras posições são de países asiáticos. Na Malásia, 85%. Em Hong Kong, o índice é de 81%. Em Cingapura, 80%; Indonésia, 77%; e Taiwan, 74%.
Em contrapartida o Brasil aparece ocupando as últimas posições, como em qualquer ranking, em Educação. Claro que ranking não é tudo e as comparações muitas vezes são infelizes. Enfim, não há comparação e constatamos que temos pais que clamam por Educação de qualidade, mas na hora de economizar pensando no futuro dos filhos, somente 42% fazem reserva financeira, levando o Brasil para a última posição neste ranking.
Claro que aparecerão aqueles que justificarão que o brasileiro não tem planejamento como premissa ou que a grande maioria não tem recursos para o básico. Entretanto, não podemos esquecer que para financiar um carro em 180 meses ele sempre dá um jeitinho. Logo, dizer que o governo não prioriza a Educação é fácil, mas e os pais, priorizam? A pesquisa diz que não.
Quem conhece a história da Educação na China vai lembrar que há famílias inteiras que estão nesse exato momento se privando de quase tudo, porém se esforçando para dar uma melhor Educação para seus filhos, por saberem que é retorno garantido. Logo, e portanto, quem é que pode assumir a responsabilidade de uma boa Educação para seus filhos? O Estado não cumpre a sua parte, na sua opinião? E você, o que faz?
*Professor E PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE Educação DE SC, FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário