PESQUISA

terça-feira, 30 de setembro de 2014

USP debate novas formas de ingresso

30 de setembro de 2014
Universidade cogita destinar parte das vagas de graduação para o ingresso por meio de cotas sociais, do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) ou até mesmo de olimpíadas Escolares

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

O pró-reitor de graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, diz que as unidades da universidade vão discutir, a partir desta semana, os novos mecanismos de entrada na instituição. A universidade cogita destinar parte das vagas de graduação para o ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) ou até mesmo de olimpíadas Escolares. Se as mudanças forem aprovadas até junho de 2015 no Conselho Universitário da USP, podem ser adotadas já para a Fuvest 2016, diz Hernandes.
A seleção passaria a ser com a Fuvest e com outro mecanismo?
Exatamente. A ideia não é trocar a Fuvest por outra coisa. E será um projeto de mudança gradual, que começa em 2016.
Que outros mecanismos estão sendo cogitados além do Enem e de olimpíadas?
A outra forma que apareceu é a questão das cotas sociais (reserva de vagas para entrada por critério socioeconômico). Não é a bonificação que existe hoje para Escola pública e que vai continuar na Fuvest. Mas os mecanismos ainda estão sendo discutidos.A universidade pode decidir que será só a Fuvest.
Se o novo sistema for aprovado, um mesmo Aluno poderia tentar a vaga duas vezes, com o Enem e com a Fuvest?
A gente ainda vai ter de ver como vai ser feito. Como os exames são separados, a princípio sim, não haveria impedimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário