23 de setembro de 2014
Resultado das escolas estaduais foi o mais preocupante; entre as cidades onde as escolas estaduais estão nesta situação estão João Pessoa e Campina Grande
Fonte: Jornal da Paraíba (PB)
O desempenho das escolas estaduais da Paraíba que participaram das provas para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2013) foi inferior aos resultados apresentados na rede municipal. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e referem-se às notas dos municípios onde os estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, das duas redes públicas, participaram da avaliação.
O resultado das escolas estaduais que oferecem aulas para a segunda fase do ensino fundamental (6º ao 9º ano) foi o mais preocupante. Dos 120 municípios participantes, em 66 deles as notas foram inferiores aos resultados apresentados pelas unidades de ensino municipais e apenas sete deles atingiram a meta projetada pelo Inep. Entre as cidades onde as escolas estaduais estão nesta situação estão João Pessoa e Campina Grande.
Na capital, as escolas estaduais onde há aulas para a segunda fase do ensino fundamental, o Ideb foi de 3,3, enquanto que a meta projetada era de 3,7. Já em Campina, a nota foi de 2,9, muito aquém da meta projetada (3,5).
Já em 54 cidades, onde o Ideb da rede estadual ultrapassou a nota das escolas municipais, houve uma melhora com relação às projeções e 23 atingiram as metas para 2013. Contudo, 31 não apresentaram o resultado esperado e ficaram abaixo da meta.
O professor Eduardo Jorge Lopes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador na área de Educação, explica que na segunda fase do ensino fundamental é preciso que as escolas desenvolvam, em seus respectivos Projetos Políticos Pedagógicos, atividades de integração entre as diferentes disciplinas ofertadas aos alunos. Segundo ele, a falta desta atuação conjunta e a sobrecarga de escolas estaduais com ensino fundamental geridas pelo Estado podem ser fatores que influenciaram no desempenho insatisfatório da rede.
“A gente sabe que nessa fase do ensino, alguns professores acabam se limitando à lousa e não há um trabalho de interdisciplinaridade. Além disso, a gestão por parte dos governos nas escolas é diferente. No município, o gestor tem que dar conta das escolas daquela cidade. Diferente da rede estadual, onde o universo de escolas é maior e tem que se dividir a atenção”, argumentou.
Considerando a primeira fase do ensino fundamental (1º ao 5º ano), os dados divulgados pelo Inep também mostram a necessidade de melhorias na qualidade do ensino nas escolas que ainda são de responsabilidade do governo do Estado. Nos 112 municípios onde os estudantes das duas redes de ensino público participaram do exame, em 55 cidades o desempenho das escolas do Estado ficaram abaixo dos resultados apresentados pelos alunos da rede municipal e 37 delas não atingiram a meta estipulada para 2013.
Sem contato
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA procurou a Secretaria Estadual de Educação, por email e telefone, para comentar os dados do Ideb e a situação das escolas estaduais. Até o fechamento desta edição, foram feitos vários telefonemas para a secretária de Educação, Márcia Lucena, e a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Aparecida Uchôa, mas as ligações não foram atendidas. Também procuramos a Secretaria de Comunicação Institucional do Estado, mas não obtivemos resposta.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA procurou a Secretaria Estadual de Educação, por email e telefone, para comentar os dados do Ideb e a situação das escolas estaduais. Até o fechamento desta edição, foram feitos vários telefonemas para a secretária de Educação, Márcia Lucena, e a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Aparecida Uchôa, mas as ligações não foram atendidas. Também procuramos a Secretaria de Comunicação Institucional do Estado, mas não obtivemos resposta.
O que diz a LDB
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece que é responsabilidade dos municípios oferecer, de maneira prioritária, escolas de educação infantil (creches e pré-escolas) e ensino fundamental.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece que é responsabilidade dos municípios oferecer, de maneira prioritária, escolas de educação infantil (creches e pré-escolas) e ensino fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário