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terça-feira, 23 de setembro de 2014

Escola da Terra Firme tem o maior Ideb do Ensino Fundamental na rede pública

23 de setembro de 2014
Bairro de Belém está caminhando para se tornar um exemplo de sucesso nas ações que visam melhorar a qualidade do ensino no Pará

Fonte: O Liberal (PA)

O bairro da Terra Firme, em Belém, está caminhando para se tornar um exemplo de sucesso nas ações que visam melhorar a qualidade do ensino no Pará. Alvo de inúmeras iniciativas de combate à violência, a partir do Programa Pro Paz e de seu Polo UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), o bairro abriga também a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Celso Malcher, detentora do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) mais alto da rede estadual para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Um resultado que credenciou a escola a representar o Pará em um evento promovido nesta semana pelo Ministério da Educação.
Com nota no Ideb de 5.5 para os anos iniciais (1º ao 4º ano) e 4.8 para as séries finais (5ª a 8ª), a Escola Dr. Celso Malcher já alcançou a meta do Pacto pela Educação do Pará e antecipa o que deve ser a trajetória das demais unidades da rede pública estadual de ensino.
Para a pedagoga Monica Altman, assessora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), “os projetos sociais desenvolvidos na Terra Firme indicam a inserção de ações de combate à violência no dia a dia das escolas”.
O diretor da escola, Luiz André da Silva Malato, acredita que “o resultado veio de um esforço da comunidade escolar”. Um esforço que permitirá à instituição representar o Pará em evento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) na próxima quinta-feira (18), para debater a prevenção da violência nas escolas. O evento terá a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes.
O trabalho de combate à violência na Escola Dr. Celso Malcher é feito em parceria com a Unidade Seduc na Escola (USE 6). A produção de materiais pedagógicos, a gestão por resultados e o planejamento estratégico foram medidas tomadas para melhorar o desempenho. “Com professores empenhados, utilizamos os dados da avaliação em larga escala do Ideb e do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), e realizamos simulados no que se conhece como dinâmica de testagem”, informa o diretor. Além disso, acrescenta Luiz André da Silva Malato, “com o programa de reforço escolar e letramento, através do Mais Educação, melhoramos a performance nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.
Reconhecimento - Luiz André da Silva Malato, designado pela Seduc, vai a Brasília (DF) participar do evento do MEC e também da apresentação de iniciativa que a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) desenvolverá em parceria com o Ministério da Educação, em sete unidades da Federação, cujas taxas de homicídio juvenil estão acima da média nacional. O Projeto de Prevenção à Violência será desenvolvido a partir da estratégia de diagnóstico e planejamento participativo, contando com o envolvimento direto de gestores de educação e demais membros da comunidade escolar no desenvolvimento e implementação do projeto nas escolas das redes públicas.
Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador da Área de Estudos sobre Violência da FLACSO, apresentará o projeto aos diretores indicados pelas secretarias de Educação, entre is quais Luiz André Malato.
“Utilizando informação de outras iniciativas e relatando nossa prática com o Observatório da Infância e da Juventude”. Assim Jones Barros, gestor da Unidade Seduc na Escola (USE) 6, da Terra Firme, pretende participar do evento do MEC. Criado em 2012, para monitorar as ocorrências de violência e promover segurança nas escolas da Terra Firme, o observatório ajuda a planejar ações “para coibir e minimizar a violência e para transformar a escola em local prazeroso e propício à aprendizagem”, diz Jones Barros.
Prevenção - Dados de pesquisas sobre diferentes formas de violência, em especial sobre a juventude e a escola como uma das instituições básicas de socialização e convívio, são a base da pesquisa da FLACSO, que contará com a participação de várias escolas, incluindo a “Dr. Celso Malcher”.
Para Jones Barros, a prática e o diálogo são fruto de objetivos comuns. Os resultados obtidos pela Escola Celso Malcher no Ideb “já refletem ações conjuntas da Seduc, que promove a formação docente, e da USE 6, que se concentra em ações junto aos estudantes”, afirma o gestor.
Nesta quarta-feira (17), a USE promove o 4º Encontro de Educadores da USE 6, quando será lançado edital para inscrição de propostas pedagógicas inovadoras interdisciplinares. Duzentos professores da USE foram capacitados recentemente pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA).
A participação dos jovens no diagnóstico e propostas relativas à prevenção da violência norteia a investigação conduzida pela FLACSO, que “considera o jovem como sujeito de direito à participação social e política, bem como na formulação e acompanhamento de políticas públicas para a juventude”.
Também na quinta-feira (18), a FLACSO apresentará no MEC a pesquisa “Jovens (de 15 a 29 anos) em escolas: Quem são, o que pensam e suas expectativas sobre educação”, coordenada pelas pesquisadoras Miriam Abramovay e Mary Garcia Castro. A professora e assessora Monica Altman representará a Seduc no evento, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi)/MEC.
Resultados - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou os detalhes sobre o Ensino Médio, mas é possível conferir as escolas estaduais com os melhores resultados no Ideb em Belém. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os três primeiros lugares são da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Malcher, com 5.5; a Escola em Regime de Convênio de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima I, com 5.4, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente, com 5.3.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, as três primeiras colocadas são a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente, com 4.8; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Celso Malcher, com 4.8, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Souza e a Escola Estadual de Ensino Fundamental XV de Outubro, com 4.2, cada.
“Por uma Cultura de Paz” é um projeto de combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres vítimas de abuso e exploração sexual, desenvolvido pelo Governo do Estado.
Por meio da integração dos serviços médico, psicossocial, de defesa social e perícia, o Pro Paz promove o atendimento integral, interdisciplinar e de qualidade às vitimas e a seus familiares, em um só espaço. O programa já se tornou referência nacional, de acordo com o Ministério da Saúde.

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