PESQUISA

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Práticas esportivas contribuem para desenvolvimento físico e mental de alunos


PORTAL DO PROFESSOR - REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA - 07/08/2014 - BELO HORIZONTE, MG

`Estudantes aprendem a seguir regras e a lidar com derrotas e vitórias que são comuns no dia a dia`, afirma professor
Ardoroso defensor do esporte na escola, o professor Thales Teixeira Bianchi, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus de Muzambinho, acredita que as atividades esportivas contribuem para o desenvolvimento físico, social e mental de crianças e adolescentes.
“Os estudantes aprendem a seguir regras e a assumir responsabilidades dentro de uma equipe, a conviver em grupo, com formas diferentes de pensar, e a lidar com derrotas e vitórias, que são comuns no dia a dia”, destaca.
Com graduação em educação física e pós-graduação em treinamento esportivo, Thales está há 12 anos no magistério. Ele desenvolve as modalidades de atletismo, basquete, escalada indoor, futebol, futsal, handebol, natação e vôlei.
Segundo ele, além das aulas oferecidas aos próprios alunos, o campus de Muzambinho participa de atividades de iniciação esportiva de crianças expostas a risco social, como os programas Segundo Tempo e Minas Olímpica Geração Esporte, subsidiados pelos governos federal e estadual. São atendidos alunos das escolas municipais e estaduais, três vezes por semanas, no turno escolar.
Técnico nível 2 de canoagem pela confederação brasileira da modalidade, a CBCa, Thales coordena o projeto Canoagem. Os atletas têm participado de diversas competições, como o 1º Festival Brasileiro de Canoagem da Juventude 2012 (conquistaram o segundo e o terceiro lugares na categoria caiaque velocidade); o Australian Youth Olympic Festival 2013 (33º lugar, também em caiaque velocidade); a seletiva nacional para os Jogos Sul-Americanos da Juventude 2013 (quarto e quinto lugares em caiaque velocidade).
Segundo Thales, o campus de Muzambinho mantém parceria com a CBCa e com o Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (Snear), que mantém no local um núcleo de alto rendimento de canoagem de velocidade. “O objetivo é descobrir talentos para a prática da modalidade em nossa região”, revela.
“É importante que os alunos participem de competições e outros eventos esportivos para que possam vivenciar uma nova realidade e conhecer uma nova cultura”, diz o professor. A seleção é feita de acordo com os níveis que o aluno alcança durante os treinamentos.
Entre os benefícios observados com os estudantes que participam dos eventos esportivos, Thales cita a conhecimento de uma nova cultura, a integração com pessoas e o respeito à hierarquia dentro de uma equipe de competição.
“É possível verificar que o comportamento dos alunos que integram equipes e participam de treinamentos e competições é bem diferente frente a outros alunos”, analisa. De acordo com o professor, atitudes de respeito, responsabilidade e preocupação com a conservação de materiais ficam evidenciadas no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário