FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA - 14/08/2014 - BELO HORIZONTE, MG
“Os conselhos de alimentação escolar são o aprofundamento da participação social”, afirmou a representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Karine Silva dos Santos. “Precisamos da participação ativa dessas organizações”.
O maior desafio na participação dos conselhos, de acordo com Karine, é formar parcerias com os outros atores envolvidos. “A maior dificuldade é essa relação. Quando isso é vencido, o controle social funciona muito bem”, diz.
“O município precisa enxergar a participação dos conselheiros como uma parceria importante para o sucesso do programa. Os conselheiros precisam acompanhar as compras, a elaboração dos cardápios e todo o processo até a prestação de contas”, completa.
Segundo a gestora, a participação da comunidade no acompanhamento das ações realizadas por meio pelo programa é muito importante e inclui até o envolvimento de alunos, merendeiras, professores e as próprias famílias dos alunos.
Cerca de 200 pessoas, entre gestores, conselheiros e nutricionistas de 72 municípios participaram do Encontro Regional de Alimentação Escolar em Fortaleza (CE), nesta última terça-feira (12). O foco do encontro foi incentivar o controle social do programa de acesso à alimentação escolar de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário